Google
 

Monday, December 31, 2007

Para refletir nesta passagem de Ano Novo


Estava olhando este blog e percebi que escrevi nos últimos anos uma mensagem ou reflexão de fim-de-ano. Achei isto super interessante, principalmente porque os dois textos a que eu eu estou me referindo foram na verdade sermões que eu preguei - este, no final do ano de 2005 e este, no início de 2007.

Contudo, neste final de ano de 2007, eu não irei pregar no culto de passagem de ano e até onde eu sei, também não irei pregar nas primeiras duas semanas de Janeiro (pelo menos), o que me tiraria a oportunidade de escrever um sermão sobre este tema e depois aproveitá-lo aqui no blog.

O que faço então? Deixo para escrever apenas quando for pregar novamente sobre este tema(neste caso apenas no final de 2008) ou escrevo um texto agora apenas para ser postado aqui?

Bom, para manter a tradição, vou escrever uma pequena reflexão para este final de 2007 início de 2008 (tem que ser pequena mesma pois tenho que estudar). Lá vai:

Muitas coisas aconteceram neste ano de 2007 que me chamou a atenção em relação ao comportamento e o tratamento dispensado entre os homens (e mulheres também, claro!). Tenho visto como a vida do próximo está a cada dia que passa perdendo o seu valor.

Infelizmente valorizamos tudo que um ser humano possa conquistar, ou seja, seus bens, seus apetrechos, suas bugingangas, seu poder, sua grana, porém, temos dificuldade de valorizar o ser humano por ser ele alguém importante para Deus e consequentemente, para nós também.

As amizades hoje em dia são negociáveis, medidas pela oferta e procura, interesseiras, valorizadas pelas coisas que posso receber em troca. Está cada vez mais difícil encontrar pessoas que não encontram nas leis de Mercado a motivação para tudo na vida. No Mercado, a pessoa vale apenas aquilo que ela possui. Se ela gasta pouco ela vale pouco, se ela gasta muito ela vale muito. Se ela tem um bom crédito, ela tem importância, se ela tem um mau crédito, ela não vale nada. Se ela consome tudo que aparece em sua frente satisfazendo a sua doença do materialismo, ela tem acesso à tudo ou quase tudo, se ela procura não se submeter às tentações do consumismo, ela terá dificuldade de ser aceita e ter acesso à alguns lugares.

Parece que tudo que a Bíblia nos ensina em relação à forma que devemos agir com relação ao nosso próximo, temos feito o oposto, seguindo o mesmo modelo da sociedade.

Nós, por outro lado, devemos buscar na Bíblia o conselho e a sabedoria de Deus para o relacionamento interpessoal.

Por exemplo, a Bíblia está recheada de passagens que nos manda agir em amor e desinteresse em relação ao nosso próximo.

Vemos isso no livro de Romanos:

 Rom. 12:13 - 20 – acudi aos santos nas suas necessidades, exercei a hospitalidade; abençoai aos que vos perseguem; abençoai, e não amaldiçoeis; alegrai-vos com os que se alegram; chorai com os que choram; sede unânimes entre vós; não ambicioneis coisas altivas mas acomodai-vos às humildes; não sejais sábios aos vossos olhos; a ninguém torneis mal por mal; procurai as coisas dignas, perante todos os homens. Se for possível, quanto depender de vós, tende paz com todos os homens.

Rom. 14:19, 21 - Assim, pois, sigamos as coisas que servem para a paz e as que contribuem para a edificação mútua… É bom não comer carne, nem beber vinho, nem fazer qualquer outra coisa com que teu irmão venha a tropeçar [ou offender ou se enfraquecer].

Rom. 15:1-3 - Ora nós, que somos fortes, devemos suportar as fraquezas dos fracos, e não agradar a nós mesmos. Portanto cada um de nós agrade ao seu próximo, visando o que é bom para edificação. Porque também Cristo não se agradou a si mesmo, mas como está escrito: Sobre mim caíram as injúrias dos que te injuriavam. 

No livro de 1 Coríntios:

1 Cor 8:13 - Pelo que, se a comida fizer tropeçar a meu irmão, nunca mais comerei carne, para não servir de tropeço a meu irmão.

1 Cor 10:24 - Ninguém busque o proveito próprio, antes cada um o de outrem.

No livro de 2 Coríntios:

2 Cor. 1:3, 4 - Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai das misericórdias e Deus de toda a consolação, que nos consola em toda a nossa tribulação, para que também possamos consolar os que estiverem em alguma tribulação, pela consolação com que nós mesmos somos consolados por Deus.

2 Cor. 7:1–4 - Ora, amados, visto que temos tais promessas, purifiquemo-nos de toda a imundícia da carne e do espírito, aperfeiçoando a santidade no temor de Deus. Recebei-nos em vossos corações; a ninguém fizemos injustiça, a ninguém corrompemos, a ninguém exploramos. Não o digo para vos condenar, pois já tenho declarado que estais em nossos corações para juntos morrermos e juntos vivermos. Grande é a minha franqueza para convosco, e muito me glorio a respeito de vós; estou cheio de consolação, transbordo de gozo em todas as nossas tribulações.

2 Cor. 12:14–16 - Eis que pela terceira vez estou pronto a ir ter convosco, e não vos serei pesado, porque não busco o que é vosso, mas sim a vós; pois não são os filhos que devem entesourar para os pais, mas os pais para os filhos. Eu de muito boa vontade gastarei, e me deixarei gastar pelas vossas almas. Se mais abundantemente vos amo, serei menos amado? Mas seja assim; eu não vos fui pesado; mas, sendo astuto, vos tomei com dolo.

2 Cor. 13:9 - Pois nos regozijamos quando nós estamos fracos e vós sois fortes; e isto é o que rogamos, a saber, o vosso aperfeiçoamento.

No livro de Efésios:

Ef. 4:2 - com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor 

No livro de Filipenses:

Filip. 1:3–5 - Dou graças ao meu Deus todas as vezes que me lembro de vós, fazendo sempre, em todas as minhas orações, súplicas por todos vós com alegria pela vossa cooperação a favor do evangelho desde o primeiro dia até agora.

Filip. 1:9, 10 - E isto peço em oração: que o vosso amor aumente mais e mais no pleno conhecimento e em todo o discernimento, para que aproveis as coisas excelentes, a fim de que sejais sinceros, e sem ofensa até o dia de Cristo.

No livro de Colossenses:

Col. 1:3 - Graças damos a Deus, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, orando sempre por vós.

Além de todos estes outros versículos (apenas para citar o Novo Testamento).
1 Tess. 1:3, 4; 1 Tess. 2:7, 8, 11, 12, 17–20; 1 Tess. 3:5, 7–10, 12; 1 Tess. 5:8, 11, 14; 2 Tess. 1:4; 1 Tim. 1:5; 1 Tim. 5:9, 10; 1 Tim. 6:2, 11; 2 Tim. 1:3, 4, 8; 2 Tim. 2:10; Filem. 8, 9, 12, 16–21; Heb. 5:2; Heb. 6:9, 10; Heb. 13:1–3, 22; Tg. 1:27.

Portanto, temos base suficiente para não seguirmos o caminho errado. Temos razões suficientes para olharmos para nossos irmãos e demais pessoas com olhos de misericórdia e amor.

É hora daqueles que se dizem seguidores de Jesus, mostrar sua fé no Salvador através da forma como ele/ela trata as pessoas em geral. Não é isso que Jesus nos diz em João 13:35 (Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos, se tiverdes amor uns aos outros)?

Que em 2008 possamos mostrar frutos de conversão através dos nossos relacionamentos. Que possamos amar não apenas de palavra, mas de fato e em verdade. Que possamos refletir o amor de Deus para esta sociedade azeda e interesseira. Que possamos ser verdadeiramente sal e luz, não porque nos vestimos diferentes ou frequentamos todas as reuniões de nossa igreja (se é que isto ainda existe). Mas que sejamos sal e luz pela forma como tratamos os nossos semelhantes.

Um Feliz Ano Novo a todos!

Rodrigo Serrão

Friday, December 28, 2007

Links para ler, ouvir e ver a Palavra de Deus

Tenho trabalhado na Biblioteca da Baylor estes últimos dias “full-time.” Como não tem praticamente ninguém por aqui devido ao feriado de fim-de-ano e como eu fico o dia inteiro (praticamente) em frente a este meu computador, nada melhor do que atualizar o meu blog.
Depois de pensar sobre o que escrever, eu achei que seria legal colocar alguns links interessantes para quem gosta de estudar a Bíblia. Abaixo segue alguns dos sites mais legais (que eu conheço) para ler e estudar a Bíblia.

Bible on the Web

Bibliegateway

The Word of God

Biblos

E-Bible

Study Light

Parallel Bible

Porém se ler e estudar a Bíblia sem um somzinho ficar monótono. Aqui segue uma pequena lista de radios online para se escutar enquanto se estuda a Palavra.

Christian Tuner

K-Love

Christian Rock

Pandora

Bom, mas se depois que você leu a Palavra, ouviu músicas abençoadas, você decidir ver algumas mensagens e vídeos edificantes, abaixo segue uma pequena lista de lugares onde você pode encontrá-los.

Atalaia (Português)

GodTube

Australian Christian Channel

Espero que vocês gostem!

Rodrigo Serrão

Thursday, December 27, 2007

Mudanças no meu Blog

Desde que eu comecei a escrever aqui neste blog em 2005, eu nunca tive a intenção de ganhar dinheiro com ele. Porém, recentemente, após ter mudado a cara do blog e colocado outras coisas interessantes do tipo: youtube videos, notícias, blogs e sites que eu gosto de ler, um link para o meu seminário, além da caixa de pesquisa para a internet e para o blog (que já está com bastante textos), e de ter a necessidade de fazer mais dinheiro devido à aproximação do meu casamento, eu decidi tentar ganhar algum dinheiro em troca. Perceba que tudo que coloquei aqui está de alguma forma relacionado à igreja, missões, ao Evangelho de Jesus e seus derivados (claro que menos a caixa de pesquisa). E como eu vou ganhar dinheiro? Bom, cada vez que você clicar nos nos anúncios do google aqui no blog, eu ganho uma pequena contribuição. Por isso, toda vez que você ver algum anúncio que te interessa por aqui, clique nele sem medo, pois, além de te levar para o site que você quer ver, vai me dar algum retorno financeiro.

PS: Se você achou a idéia interessante, você pode fazer o mesmo no seu site/blog. Basta clicar no banner que fala sobre este site ser rentabilizado pelo google adsense, abaixo do tópico “garantido,” que ele te levará a uma página que te dará as instruções para você fazer o mesmo no seu site.

Valeu gente,

Rodrigo Serrão

Monday, December 24, 2007

Minha oração de Natal


Hoje é dia 24 de Dezembro, véspera de Natal. Gostaria de desejar a quem quer que entre neste blog, um feliz Natal e um feliz Ano Novo. Minha oração é que Deus possa fazer grandes coisas neste ano de 2008. Creio que o mais importante Ele já fez, que foi mandar Jesus Cristo para morrer por nós pecadores. Contudo, gostaria de ver um avivamento nos corações dos cristãos do mundo inteiro. Gostaria de ver um arrependimento genuíno por parte dos líderes religiosos no mundo inteiro. Gostaria de ver uma revolução de amor invadindo a vida de todos nós. Não aguento mais ver tantos escândalos dentro da igreja, tantos desvios na mensagem de boas novas de Jesus, tanta politicagem e hipocrisia.


Queria ver em 2008 uma igreja autêntica, viva, cheia do Espírito Santo, simples, amante do pecador, seguidora de Jesus e não de homens, unida. Gostaria de ver o Reino de Deus sendo verdade para a nossa vida no aqui e agora e não apenas uma promessa para o céu vindouro. Gostaria de ver pessoas cuidando uma das outras, pensando no próximo e não somente em si mesmas, sendo as mãos, pés e voz de Cristo não apenas para levar uma mensagem, mas também para alimentar o corpo, visitar os doentes e encarcerados, dar água aos sedentos, em suma, ser verdadeiramente sal e luz nesta terra.


Sei que Deus pode mudar os corações dos homens e fazer deles uma fonte inesgotável da presence dEle para o próximo neste mundo. Portanto, oremos ao Deus soberano por uma mudança na terra, a começar na vida dos Cristão do mundo inteiro. E que aqueles que não foram alcançandos pelas boas novas de reconciliação, possam, a partir do testemunho dos filhos de Deus, crer em Jesus Cristo.

Amém!

Rodrigo Serrão

Friday, December 21, 2007

Movimento emergente - EUA e Brasil II

Após ter escrito superficialmente sobre o movimento emergente dos EUA e tê-lo comparado com alguns movimentos de insatisfação eclesiástica e renovação entre os protestantes brasileiros – tais como o Caminho da Graça do Caio Fábio, entre outros – descobri que o movimento emergente iniciado nos EUA já tem uma cópia (ou modelo se preferir) no Brasil.
Uso a palavra cópia porque de fato o que eu li sobre o movimento emergente no Brasil é exatamente uma cópia do modelo Americano, tendo inclusive ajuda de sites “emergentes” (vide o texto "Apoiando e sendo Apoiado" deste blog) e de líderes do movimento Americano (vide o texto "Brian McLaren no Brasil" do mesmo blog).

A igreja “emergente” brasileira está tão organizada que eles tem até uma convenção. Com isso, ela talvez se afaste um pouco do modelo Americano. Aqui nos EUA, mesmo com um aumento considerável do número de igrejas que já abraçaram este movimento, a idéia de convenção nos moldes tradicionais ainda não existe. O que existe aqui é um pouco diferente do que existe no Brasil, em relação a convenção. A convenção emergente dos EUA funciona como uma grande conferência para informar e dialogar com as pessoas que vêem neste modelo uma reação importante para o atual modelo da igreja, mas que porém, ainda não conhece bem a fundo o movimento. No Brasil no entanto, a convenção parece funcionar como as demais convenções denominacionais, tais como, CBB – Convenção Batista Brasileira, e outras similares.

Bom, mas se no Brasil já tem o movimento “emergente,” será que eu ainda posso considerar o movimento do” Caminho da Graça” como sendo paralelo ao movimento norte-Americano?
Em primeiro lugar, no meu post anterior eu deixo claro que os movimentos dos EUA e do Brasil são distintos, porém, compartilham algumas coisas em comum, tais como, descontrução e uso de métodos pós-modernos para alcançar uma população pós-moderna. A razão para esta distinção, contudo, se dá no fato de que o movimento do Caio surgiu independentemente do movimento “emergent,” porém, se enquadra dentro do movimento “emerging.” E o que eu quero dizer com isso? Qual a diferença entre “emergent” e “emerging”? Deixe-me tentar responder a essas perguntas me utilizando do artigo do Brett Kunkle publicando neste site.

Para entender melhor o que eu estou querendo dizer aqui neste post, precisamos fazer um pequeno comentário acerca da nomenclatura do movimento, que para quem está conhecendo tudo isto pela primeira vez, pode ser um pouco confuso. Aqui nos EUA, este movimento tem duas grandes nomenclaturas. Elas são distintas, porém, relacionadas: “emerging church” e “emergent church."

Emerging Church – A palavra “emerging” literalmente traduzida significa “emergindo.” Este movimento é muito mais diverso e abrangente do que o “emergent.” Segundo Brett Kunkle[1], o termo “emerging” é bastante diversificado, ou seja, sem uma unidade de pensamento e ação. Kunkle cita Scot McKnight para definir o movimento, ele diz: “Cristão “emerging” são tão diversos quanto os Cristãos da Igreja mundial. Alguns são apenas evangélicos com uma inclinação para missões, enquanto que outros são pós-modernistas com uma tendência cristã.” Kunkle também cita Dan Kimball em sua definição de “emerging.” Ele diz, “o termo “emerging church” [igreja emergente, contudo neste caso seria mais apropriado dizer igreja emergindo] simplesmente significa igrejas que estão focando na missão de Jesus e pensando no Reino em nossa cultura emergente.” E finalmente, Kunkle se utiliza da definição de Gibbs e Bolger dizendo, “’emerging churches’ são comunidades que praticam o caminho de Jesus dentro de culturas pós-modernas.” Olhando o termo “emerging” neste sentido, eu percebo que considerar o movimento “Caminho da Graça” paralelo ao movimento dos EUA não é incorreto, ou seja, faz bastante sentido, mesmo que não tenha sido a intenção do seu fundador.

Emergent Church – “emergent” significa “emergente,” contudo, no inglês, essas duas palavras tem praticamente o mesmo significado, o que não acontece com o Português. No Português, emergindo e emergente tem significados diferentes, já no inglês a palavra “emerging” e “emergent” podem siginificar a mesma coisa. E o que é emergent church? Novamente vou me utilizar do artigo do Kunkle para trazer luz a este assunto. Kunkle basicamente associa o termo “emergent” à criação do site http://www.emergentvillage.org/ ou .com. Ou seja, “emergent church” é uma organização institucional que tem diretores e coordenadores. Essa organização foi fundada em 2001 e tem o Brian McLaren e o Tony Jones como dois de seus principais fundadores. O “emergent” funciona como uma fonte teológica para o movimento maior “emerging.” Portanto, ainda que esses dois termos sejam distintos, o “emergent” se relaciona com o “emerging” através de seus famosos dialógos e, a partir destes, da construção teológica “emergente.” Contudo, é importante notar que nem tudo o que é “emerging” está diretamente influenciado pelo “emergent.”

A partir das definições dos termos descritos acima, percebemos que o movimento emergente do Brasil tal como descrito no blog igrejaemergente.blogspot.com/ faz parte da “emergent church” dos EUA. Ela copia o modelo Americano em forma e em teologia. Ela é distinta do modelo brasileiro, uma vez que ela olha para os Americanos e não para os Brasileiros e vêem naqueles o modelo a ser seguido. Já o movimento do Caio Fábio faz parte da “emerging church,” uma vez que ele simplesmente se utiliza da linguagem cultural pós-moderna para levar o Evangelho às pessoas e não está subordinado à teologia e eclesiologia do pessoal “emergent.” O movimento “Caminho da Graça” é “emerging” (mesmo que eles não saibam ou não considerem) e o movimento da igreja emergente Brasileira é “emergent” (mesmo que eles não saibam a diferença entre os termos).

Espero ter jogado um pouco mais de luz neste assunto. Sei que tem pessoas que não estão nem aí para com os termos descritos acima e que para eles o que realmente importa é a pregação do Evangelho. Eu até concordo, contudo, não podemos negar que Deus está movendo pessoas e grupos de pessoas neste nosso tempo com uma missão mais ou menos parecida, a de levar o seu Evangelho à um povo que está cada vez mais longe da mensagem salvadora e cada vez mais confuso com relação ao nosso tempo.

Não posso fechar meus olhos para a coincidência entre os movimentos brasileiro e norte-americano (isto para falar apenas destes dois) em suas propostas e desilusões em relação ao que se tornou a igreja de Jesus no final do século passado e início deste século.

Vou ficando por aqui, contudo, sabendo que ainda tem muito mais para considerar e refletir sobre este movimento.

Rodrigo Serrão

[1]
www.str.org/site/DocServer/Essential_Concerns_Regarding_the_Emerging_Church.pdf?docID=1441

Thursday, December 20, 2007

Movimento emergente – EUA e Brasil

Tenho nestes últimos dias sentido um grande desejo de escrever acerca do movimento da igreja emergente, contudo, não tenho conseguido colocar o que eu quero em letras e palavras. As vezes sinto que estou empacado em minhas idéias, não sei bem explicar o que é isto. Porém, hoje eu acordei disposto a rapidamente escrever alguma coisa sobre este assunto (este post será o primeiro de muitos que ainda escreverei sobre este tema).

Tenho lido bastante, principalmente acerca deste movimento novo aqui nos EUA da “emerging church,” que em Português significa “igreja emergente.” Não somente tenho lido sobre o movimento, mas principalmente, tenho lido o material que este movimento tem produzido.

O livro que estou lendo é o “A mensagem secreta de Jesus,” do Brian McLaren. Também já li o “Velvet Elvis” do Rob Bell e o livro “Sem Barganhas com Deus” do Caio Fábio, além de vários posts em websites que este movimento publica (tanto em Português como em Inglês).

O título do livro do Brian na minha opinião é apenas para aguçar a curiosidade das pessoas, pois, o seu conteúdo é extremamente rico e sem mistério. Ou seja, a mensagem secreta que o autor apresenta não tem nada de secreta. Contudo com a deturpação do significado do Evangelho em nossos dias, até mesmo a mensagem pública e aberta de Jesus pode se tornar secreta para esta nossa geração. O que eu quero dizer com isto? Bem, o que estou querendo dizer é que hoje em dia está tão difícil ouvir uma mensagem que tenha alguma semelhança com o Evangelho de Jesus, que a mensagem de Jesus tal qual está escrita na Bíblia se tornou ou está se tornando um mistério, pois, estamos nos distanciando mais e mais dela. É triste mas é verdade!

Contudo, o que o livro nos ensina é o Evangelho (claro que segundo a visão do autor) de Jesus. É interessante que ao mesmo tempo que o livro recebe várias críticas pelo seu título, aquele que tiver a coragem de lê-lo e não apenas criticar a sua capa, irá perceber que ele é bastante ortodoxo em sua teologia e bastante prático em sua proposta. Esta seria a tese do livro:

O Reino de Deus não é algo para ser experimentado apenas após a nossa morte e ressurreição, muito pelo contrário. A mensagem radical de Jesus (secreta segundo o autor) acerca do Reino de Deus é que este Reino é para o aqui e agora e não para um futuro distante, transformando vidas e revolucionando o mundo através da mensagem e da prática do amor.

O que há de mais ortodoxo do que isto? Agora, outros podem não querer ler o livro por causa do autor. Na verdade isso também seria ignorância. O Brian esteve em meu seminário este ano. Ele falou rapidamente após o almoço sobre o seu próximo livro (“everything must change” que quer dizer “tudo tem que mudar”) e sobre o estado atual da igreja. Falou sobre a massiva evasão dos jovens das igrejas (principalmente das históricas), e mostrou-se bastante preocupado com o futuro da igreja e sociedade. Em momento algum ele me pareceu está trazendo uma nova mensagem. Contudo, ele se mostrou bastante sensível às mudanças da sociedade, o que muitos chamam de Pós-Modernismo. Sim, o Brian é um cristão Pós-Moderno e isso talvez assuste a igreja que em muitos lugares está estancada no Pré-Modernismo e Modernismo, ou como em alguns casos no Brasil, na Idade Média. Talvez a metodologia usada pelo Brian e outros “emergentes” é que desagrade a tantos. Ou talvez seja a popularidade que este movimento está ganhando aqui dentro dos EUA que preocupe os “donos” da igreja. Tem um outro “emergente” bastante popular chamado Rob Bell que está até sendo considerado o novo Billy Graham, por causa das multidões que vão ouvir a sua mensagem.

Bom, tudo isto está acontecendo nos EUA, e o Brasil, como está? Sim, pois o Brasil também tem o seu movimento emergente que mesmo não tendo suas raízes com o movimento Americano, compartilha muita coisa em comum. Creio que o precursor da igreja emergente Brasileira (se é que podemos chamá-la assim, uma vez que o movimento no Brasil é independente) é o tão conhecido pregador e pastor de uma multidão virtual através do seu site, Caio Fábio. O Caio dispensa comentários, pois é um homem bastante conhecido no meio evangélico e até mesmo secular Brasileiro. O movimento “O Caminho da Graça” como é chamado no Brasil é tão pós-moderno que surgiu através do site do próprio Caio. Através de conselhos e textos publicados no site, mais e mais pessoas passaram a contra suas histórias de horrores “gospeis.” Mais e mais pessoas passaram a se aproveitar do anônimato que o site proporcionava e das sábias palavras de consolo recebidas pelo Caio e passaram a “rasgar o verbo,” ou seja, contar tudo o que eles passavam dentro da igreja e com detalhes. Portanto, vimos, pastores homossexuais, esposas de pastores lésbicas, traições de todos os tipos entre líderes das igrejas, roubalheira, doenças psicossomáticas das mais variadas, legalismo, sede de poder, e muito mais coisas que me levaria mais de uma página apenas para descrevê-las. Porém, o que acontecia de mais danoso eram as máscaras que essas pessoas usavam em suas igrejas. Muitos querendo levar vantagem devido as suas posições de liderança cobravam (assim como os fariseus dos tempo de Jesus) dos membros coisas que eles mesmos nem de longe praticavam. Muitos destes líderes estavam podres por dentro, porém, querendo se passar como santarrões para a congregação.

O que aconteceu foi que depois, não somente os líderes, mas também as demais pessoas das congregações passaram a escrever, revelando assim a ferida exposta e apodrecida em que se encontrava a igreja brasileira. Foi daí que surgiu o movimento “O caminho da graça” que é paralelo à igreja emergente dos EUA na minha opinião. Porém da mesma forma que o Brian McLaren não é o único emergente dos EUA, o Caio também não é o único líder deste movimento de insatisfação com o modelo atual da igreja no Brasil - ao qual vou passar a chamar de movimento de desconstrução. Outros pastores se mostraram cansados e insatisfeitos com o que se tornou a igreja de Jesus em solos brasileiros. Pastores como o Ricardo Gondim e Ed René Kivitz também fazem parte deste movimento maior que quer uma mudança radical através da pregação Bíblica, porém, livre de dogmas e paradigmas. No Brasil, contudo, não há uma unidade de movimento ou teologia do movimento, mas apenas uma unidade de insatisfação e desejo de mudança.

A palavra chave nos dois movimento (dos EUA e do Brasil) é descontrução. Aqui nos EUA a igreja emergente fala bastante em descontrução de paradigmas. Sites como “opensourcetheology.net,” “presence.tv” dos EUA e “caiofabio.com,” do Brasil, tratam deste tema abertamente. Essa desconstrução se dá principalmente nas áreas onde a história da teologia cristã conseguiu solidificar o seu ensino de tal forma, que ele é passado entre gerações através de herança genética. Bom, eu posso até está exagerando aqui, mas que alguns dogmas da igreja são pedrificados e difíceis de serem debatidos devido a sua sacralização e rigidez, isso é verdade. Em algumas instâncias, a desconstrução se dá no sentido do diálogo para o estabelecimento da verdade através da participação da comunidade. Diálogo, também é uma palavra forte deste movimento. O site “presence.tv” diz o seguinte em sua apresentação:

“… o que você vai encontrar nas páginas que seguem é realmente como uma conversação… uma conversação que basicamente tenta lidar com transformação…Isto é o que a nossa comunidade foi montada para fazer – pergunte, considere, discuta, pese os assuntos… uma coisa você descobrirá sobre nós quase que imediatamente é que nós realmente somos bastante abertos para diálogos, mas não muito para debates. Debate não leva a lugar algum, enquanto diálogo constrói relacionamentos maravilhosos.”

Esse diálogo aberto e honesto entre as pessoas, tem levado à construção de uma nova teologia, a “teologia emergente” - esta abertura para diálogo, contudo, é característica do movimento nos EUA apenas. Pelo fato de se enfatizar o diálogo, esta teologia ainda está em processo de construção e pelo que parece, ela nunca será rígida e definitiva, devido à natureza do movimento.

No que diz respeito à minha opinião, eu realmente aprecio esta nova proposta - como um todo - uma vez que ela traz novamente o Evangelho para a nossa vida diária. Vivemos no século XXI e não há nada que possamos fazer para mudar isto. Se a igreja insistir em viver no século XVI ou até mesmo anterior a isto (como no Brasil), será muito difícil levar a mensagem de Jesus para as pessoas HOJE. Brian McLaren falou em meu seminário que as únicas duas instituições que ainda estão no modernismo são as forças armadas e a igreja. O que acontece é que as pessoas vivem imersas no pós-modernismo durante a semana inteira (em seus trabalhos, em seus lazeres, e em suas casas) porém, quando chega o fim-de-semana, se elas frequentam alguma igreja, elas fazem uma viagem ao passado e muitas sofrem nesta mudança um tipo de “choque cultural.” Isso tem levado ao esvaziamento de muitas igreja aqui nos EUA. No Brasil, contudo, o movimento de desconstrução iniciado pelo Caio Fábio, reage não somente ao modernismo que insiste em permanecer na igreja, mas principalmente à mescla de "eras ou tempos" dentro da igreja. As igrejas neo-pentecostais são o maior exemplo disto. Elas misturam todo o tipo de crença pagã pré-histórica, com um misticísmo medieval e um apelo capitalista pós-moderno. Com tudo isto misturado, não é difícil perceber a corrupção que é necessário fazer na mensagem do Evangelho para se conseguir o fim proposto.

Na verdade, estamos vendo a história ser formada diante dos nossos olhos. Todo movimento da igreja surgiu em reação à alguma coisa errada dentro dela mesma. Portanto, assim como a Reforma Protestante surgiu em reação à venda de indulgências e vários outros tipos de corrupção dentro da igreja católica. Assim como o movimento Pietista surgiu para combater a “ortodoxia morta” dos Luteranos pós-Lutero. Assim como o movimento Puritano surgiu para combater a “via-média” da Rainha Elizabeth I dentro da igreja da Inglaterra, assim também acontece com movimento Emergente dos EUA e de Desconstrução do Brasil. Ambos reagem à situação atual da igreja. Ambos reagem ao fundamentalismo e oportunismo religioso. Ambos trazem em si uma proposta para uma mudança radical de paradigma e de ação.

Bom, termino por aqui. Sei que ainda tem muito a ser escrito e avaliado sobre este tema e sobre o que tem acontecido com a igreja em geral. Contudo, estou feliz que homens e mulheres tem abertos os olhos para o estado atual da igreja e tem buscado mudanças. Estou feliz que mesmo com a crítica dos Fundamentalistas religiosos e outros que levam vantagem sobre o estado decadente da igreja, o movimento de renovação e de mudança está acontecendo e influenciando a muitos. Estou feliz de poder participar deste momento histórico na igreja de Jesus.

Que Deus nos abençoe a despeito de nossos erros e acertos,

Rodrigo Serrão

Sunday, December 16, 2007

Mensagem

Mensagem pregada no dia 25/11/2007 na Great Hills Baptist Church na cidade de Austin, Texas. O texto base desta mensagem se encontra no livro do profeta Jeremias 20:7-18.

Rodrigo Serrao

Wednesday, December 05, 2007

Você confia em Deus?


Não há nada melhor do que viver a nossa existência confiando em Deus. Não é a coisa mais fácil do mundo, eu sei muito bem disso, contudo, a recompensa é maior do que o sacrifício. A vida é muito difícil de ser vivida tanto para aqueles que confiam (ou tentam confiar) em Deus, quanto para aqueles que não tem a esperança de um dia viver eternamente com o Criador. E o que é confiar em Deus?
Confiar é saber que não importa a dificuldade, Ele estará sempre junto de nós. Confiar não nos isentará dos problemas ou dos sofrimentos da vida, mas nos dará fé para continuar caminhando não importam as circunstâncias.
A base da nossa confiança é a fé. Sem fé, não somente será impossível agradar a Deus, como também será impossível confiar nEle. A confiança parte primeiramente do pressuposto de que Deus existe. Ele existe e em Sua eterna existência, Ele trouxa à existência tudo o que demais existe. Assim, Ele tem o controle de toda a existência (dos vivos e dos mortos, no céu, na terra, no mar e debaixo da terra) em Suas mãos, pois Ele é o autor da vida. A partir desta consciência em fé, podemos entregar a nossa vida a Ele sem medo. E ao fazer isso, descansamos, pois, Ele é poderoso para cuidar de nós.
Depois da fé, a nossa base de confiança precisa está arraigada no amor de Deus. Sim, a fé inícia o processo, porém é a confiança no amor de Deus que nos leva à aceitação do Seu plano para a nossa vida. Vamos perceber que como um Pai amoroso, Ele precisa nos corrigir. Porém, não somente isso, percebemos também que para que Ele cumpra Seu plano em nossa vida, temos que ser moldados, refeitos, refinados, burilados, etc e isso vai trazer dor (muita dor). Contudo, olhando sempre para amor de Deus, vamos entender que o produto final do nosso ser, vai trazer glória para Deus e vai refletir o Seu amor em nós.
Fé em Deus e no Seu amor, vai fazer com que nos tornemos crentes verdadeiros. Pessoas que, a despeito das circunstâncias, podem elevar os olhos para o céu e dar graças a Deus, pois entendem que um dia estarão face-a-face com Aquele que os criou. Vamos entender que a vida terrena é passageira e que estamos sendo preparados por Deus para entrar na vida eterna.
Você confia em Deus?

Rodrigo Serrão