Google
 

Friday, December 21, 2007

Movimento emergente - EUA e Brasil II

Após ter escrito superficialmente sobre o movimento emergente dos EUA e tê-lo comparado com alguns movimentos de insatisfação eclesiástica e renovação entre os protestantes brasileiros – tais como o Caminho da Graça do Caio Fábio, entre outros – descobri que o movimento emergente iniciado nos EUA já tem uma cópia (ou modelo se preferir) no Brasil.
Uso a palavra cópia porque de fato o que eu li sobre o movimento emergente no Brasil é exatamente uma cópia do modelo Americano, tendo inclusive ajuda de sites “emergentes” (vide o texto "Apoiando e sendo Apoiado" deste blog) e de líderes do movimento Americano (vide o texto "Brian McLaren no Brasil" do mesmo blog).

A igreja “emergente” brasileira está tão organizada que eles tem até uma convenção. Com isso, ela talvez se afaste um pouco do modelo Americano. Aqui nos EUA, mesmo com um aumento considerável do número de igrejas que já abraçaram este movimento, a idéia de convenção nos moldes tradicionais ainda não existe. O que existe aqui é um pouco diferente do que existe no Brasil, em relação a convenção. A convenção emergente dos EUA funciona como uma grande conferência para informar e dialogar com as pessoas que vêem neste modelo uma reação importante para o atual modelo da igreja, mas que porém, ainda não conhece bem a fundo o movimento. No Brasil no entanto, a convenção parece funcionar como as demais convenções denominacionais, tais como, CBB – Convenção Batista Brasileira, e outras similares.

Bom, mas se no Brasil já tem o movimento “emergente,” será que eu ainda posso considerar o movimento do” Caminho da Graça” como sendo paralelo ao movimento norte-Americano?
Em primeiro lugar, no meu post anterior eu deixo claro que os movimentos dos EUA e do Brasil são distintos, porém, compartilham algumas coisas em comum, tais como, descontrução e uso de métodos pós-modernos para alcançar uma população pós-moderna. A razão para esta distinção, contudo, se dá no fato de que o movimento do Caio surgiu independentemente do movimento “emergent,” porém, se enquadra dentro do movimento “emerging.” E o que eu quero dizer com isso? Qual a diferença entre “emergent” e “emerging”? Deixe-me tentar responder a essas perguntas me utilizando do artigo do Brett Kunkle publicando neste site.

Para entender melhor o que eu estou querendo dizer aqui neste post, precisamos fazer um pequeno comentário acerca da nomenclatura do movimento, que para quem está conhecendo tudo isto pela primeira vez, pode ser um pouco confuso. Aqui nos EUA, este movimento tem duas grandes nomenclaturas. Elas são distintas, porém, relacionadas: “emerging church” e “emergent church."

Emerging Church – A palavra “emerging” literalmente traduzida significa “emergindo.” Este movimento é muito mais diverso e abrangente do que o “emergent.” Segundo Brett Kunkle[1], o termo “emerging” é bastante diversificado, ou seja, sem uma unidade de pensamento e ação. Kunkle cita Scot McKnight para definir o movimento, ele diz: “Cristão “emerging” são tão diversos quanto os Cristãos da Igreja mundial. Alguns são apenas evangélicos com uma inclinação para missões, enquanto que outros são pós-modernistas com uma tendência cristã.” Kunkle também cita Dan Kimball em sua definição de “emerging.” Ele diz, “o termo “emerging church” [igreja emergente, contudo neste caso seria mais apropriado dizer igreja emergindo] simplesmente significa igrejas que estão focando na missão de Jesus e pensando no Reino em nossa cultura emergente.” E finalmente, Kunkle se utiliza da definição de Gibbs e Bolger dizendo, “’emerging churches’ são comunidades que praticam o caminho de Jesus dentro de culturas pós-modernas.” Olhando o termo “emerging” neste sentido, eu percebo que considerar o movimento “Caminho da Graça” paralelo ao movimento dos EUA não é incorreto, ou seja, faz bastante sentido, mesmo que não tenha sido a intenção do seu fundador.

Emergent Church – “emergent” significa “emergente,” contudo, no inglês, essas duas palavras tem praticamente o mesmo significado, o que não acontece com o Português. No Português, emergindo e emergente tem significados diferentes, já no inglês a palavra “emerging” e “emergent” podem siginificar a mesma coisa. E o que é emergent church? Novamente vou me utilizar do artigo do Kunkle para trazer luz a este assunto. Kunkle basicamente associa o termo “emergent” à criação do site http://www.emergentvillage.org/ ou .com. Ou seja, “emergent church” é uma organização institucional que tem diretores e coordenadores. Essa organização foi fundada em 2001 e tem o Brian McLaren e o Tony Jones como dois de seus principais fundadores. O “emergent” funciona como uma fonte teológica para o movimento maior “emerging.” Portanto, ainda que esses dois termos sejam distintos, o “emergent” se relaciona com o “emerging” através de seus famosos dialógos e, a partir destes, da construção teológica “emergente.” Contudo, é importante notar que nem tudo o que é “emerging” está diretamente influenciado pelo “emergent.”

A partir das definições dos termos descritos acima, percebemos que o movimento emergente do Brasil tal como descrito no blog igrejaemergente.blogspot.com/ faz parte da “emergent church” dos EUA. Ela copia o modelo Americano em forma e em teologia. Ela é distinta do modelo brasileiro, uma vez que ela olha para os Americanos e não para os Brasileiros e vêem naqueles o modelo a ser seguido. Já o movimento do Caio Fábio faz parte da “emerging church,” uma vez que ele simplesmente se utiliza da linguagem cultural pós-moderna para levar o Evangelho às pessoas e não está subordinado à teologia e eclesiologia do pessoal “emergent.” O movimento “Caminho da Graça” é “emerging” (mesmo que eles não saibam ou não considerem) e o movimento da igreja emergente Brasileira é “emergent” (mesmo que eles não saibam a diferença entre os termos).

Espero ter jogado um pouco mais de luz neste assunto. Sei que tem pessoas que não estão nem aí para com os termos descritos acima e que para eles o que realmente importa é a pregação do Evangelho. Eu até concordo, contudo, não podemos negar que Deus está movendo pessoas e grupos de pessoas neste nosso tempo com uma missão mais ou menos parecida, a de levar o seu Evangelho à um povo que está cada vez mais longe da mensagem salvadora e cada vez mais confuso com relação ao nosso tempo.

Não posso fechar meus olhos para a coincidência entre os movimentos brasileiro e norte-americano (isto para falar apenas destes dois) em suas propostas e desilusões em relação ao que se tornou a igreja de Jesus no final do século passado e início deste século.

Vou ficando por aqui, contudo, sabendo que ainda tem muito mais para considerar e refletir sobre este movimento.

Rodrigo Serrão

[1]
www.str.org/site/DocServer/Essential_Concerns_Regarding_the_Emerging_Church.pdf?docID=1441

No comments: