Google
 

Tuesday, January 09, 2007

Construindo o melhor ano da sua vida

Mais um ano à nossa frente.
E para nós é impossível sabermos o nosso futuro.
Porém, olhando para os sinais dos tempos, as perguntas mais frequentes são:

O que será que este ano de 2007 nos reserva?

Será que haverá outro ataque terrorista de grandes proporções nos EUA?

Será que haverá uma epidemia de gripe aviária ou de alguma outra doença de grande poder de destruição? Ou será que os cientistas descobrirão a cura da AIDS ou do Câncer?

Será que veremos outro Tsunami na Asia, ou mesmo um outro furacão nos moldes do Katrina nos EUA?

Será que a terra vai continuar neste processo de superaquecimento? Será que vamos ter problemas ainda maiores na natureza por conta do aquecimento global?

Será que o grande ditador mundial irá aparecer em 2007? Ou ainda melhor, será que Jesus voltará em 2007?


Não que eu esteja sendo PESSIMISTA, eu estou apenas OLHANDO para a BÍBLIA e para os EVENTOS da humanidade e fazendo uma COMPARAÇÃO SÉRIA e CRÍTICA.

Outros de nós ainda se pergunta:

Será que este ano eu vou me chegar mais junto do meu Deus?
Será que este ano eu vou ser mais disciplinado em oração e leitura bíblica?

Como podemos ver, O ANO DE 2007 ESTÁ EM BRANCO.

Entretanto, a MAIORIA das coisas que ACONTECERÃO neste ano NÃO DEPENDERÃO de mim nem de vc para que aconteça. Elas apenas acontecerão porque é necessário que aconteça.

Outras coisas contudo acontecerão como o resultado direto das nossas ações.
Entre HUMANOS; ou
Interagindo com o MEIO AMBIENTE
ou ainda interagindo CONOSCO MESMO.

AGORA ASSIM COMO O FUTURO ESTÁ EM BRANCO, O PASSADO ESTÁ TODO RABISCADO, TODO ESCRITO.
E ASSIM COMO O NOSSO FUTURO DEPENDERÁ EM PARTE DO QUE VAMOS FAZER, O MESMO NÃO PODEMOS DIZER DO PASSADO
OU SEJA...
O que passou passou! Aquilo que faz parte do passado não pode ser mais mudado. Cabe agora a vc OLHAR para a FRENTE, AGARRAR JESUS pelo BRAÇO e CONSTRUIR o ano de 2007 o MELHOR ANO da sua VIDA.

E como fazer isso?

A carta de Paulo aos Filipenses capítulo 3, vamos versos 13 e 14, nos dá uma dica.

13. Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão adiante,14. prossigo para o alvo pelo prêmio da vocação celestial de Deus em Cristo Jesus.

Filipenses é uma das cartas mais inspiradoras do NT. Com certeza ela é a favorita de muitos cristãos ao redor do mundo.
Na carta de Filipenses encontramos um Paulo emotivo que derrama o seu coração ao escrever para seus amigos da cidade de Filipos.
Com certeza o Paulo que encontramos em Filipenses nos atrai muito mais do que o Paulo que encontramos nas cartas aos irmãos de Corintos, ou o Paulo erudito das cartas aos Romanos.
Não que sejam diferentes Paulos, porém, são diferentes contextos e circunstâncias.
Em Filipenses temos um Paulo escrevendo para seus amigos e mantenedores de Filipos.

Uma carta para seus AMIGOS.

OUTRA coisa que NOS FAZ GOSTAR de ler Filipenses é devido a termos na carta PASSAGENS MEMORÁVEIS e que são maravilhosas de serem lembradas, recitadas, e encarnadas.
Quem entre os Cristãos não se maravilham com versos como:
“Para mim, o morrer é Cristo e o viver é lucro” ou,
“Mas o que para mim era lucro, passei a considerar como perda, por causa de Cristo” ou ainda,
“Tudo posso naquele que me fortalece” e que tal essa
“Aquele que começou a boa obra em vocês, vai completá-la até o dia de Cristo Jesus.”

A história da fundação da igreja em Filipos está narrada em Atos 16.

Primeiro Paulo teve uma visão de um homem da Macedonia que pedia que eles (Paulo, Silas, Timóteo e Lucas) fossem lá para ajudá-lo na pregação do Evangelho.

Chegando na Macedonia ele foi até Filipos.

Em Filipos ele talvez não tenha achado uma sinagoga para visitar como era de costume (devido a Filipos ser uma cidade de grande influência Romana). Porém, ele encontrou algumas mulheres Judias fora dos portões da cidade que adoravam ao Deus de Abraão, Isaque e Jacó às margens de um rio.

Lá, Paulo pregou o Evangelho e uma mulher chamada Lídia se tornou uma das principais lideranças na cidade, tendo até uma igreja se reunindo em sua casa.

Após este episódio a Bíblia relata a prisão de Paulo e Silas, a sua milagrosa libertação onde um terremoto arrebentou com toda a cadeia e eles foram libertos.

Fala da conversão do carcereiro e de sua família.

E termina o capítulo falando sobre a ida de Paulo à igreja na casa da Lídia onde já havia um grupo de irmãos que juntos aprendiam mais e mais de Cristo.

Após estes eventos, Paulo deixa Lucas encarregado da igreja em Filipos e parte para Tessalônica. Durante três semanas neste lugar, PAULO RECEBE AJUDA DA PARTE DOS IRMÃOS DE FILIPOS, não apenas financeira, mas também encorajamento espiritual.

Paulo então é forçado a fugir de Tessalonica e vai para Berea, depios para Atenas e por fim a Corinto, onde ele fica por 18 meses. NOVAMENTE durante seu período EM CORINTO, PAULO RECEBE ASSISTÊNCIA DOS FILIPENSES.

Durante todo o tempo em que Paulo esteve em viagens missinárias e também em prisão, os Filipenses deram suporte e assistência ao ministério de Paulo.

QUANDO Paulo ESCREVEU para esta amada igreja, ELE ESTAVA APRISIONADO. A localidade exata não se sabe ao certo, porém, tem-se Roma como o lugar mais provável.

Paulo aproveitando da ocasião em que Epafrodito vai ao seu encontro para levar algumas ofertas, escreve uma carta junto com Timóteo para os Filipenses com dois propósitos.

1) Agradecimento pela ajuda (desde o início daquele ministério, os Filipenses continuamente ajudaram Paulo) escrita em um estilo de carta entre amigos ou de amizade.

2) Para exortar a congregação a permancer firmes nos seus ensinos (a congregação estava sendo bombardeada por Cristãos judaizantes ‘legalistas’ e Cristãos antinomianistas ‘libertinos’).

E é aqui onde se encontra o nosso texto, exatamente entre os denominados “cães” e “falsa circuncisão” do versículo 2, e os denominados “inimigos da cruz” ou “aqueles que tem o estômago como deus” ou “que só pensam nas coisas terrenas” dos versos 18 e 19.

Paulo então através do seu próprio exemplo passa a mostrar como a vida em Cristo deve ser vivida para ser vitoriosa.

Perceba que Paulo escreve da prisão e não de uma mansão.

A vida vitoriosa que Paulo fala aqui, também não em relação a quanto da Lei vc cumpre ou quanta santidade vc possui, mas é quanta fé em amor vc tem para confiar em Jesus Cristo. É quanto vc conhece de Jesus, quanto vc conhece da sua ressurreição e quanto vc participa dos sofrimentos de Cristo (cfe. 10). É a pacifacação do ser através do Evangelho, é amar a Deus sobre todas as coisas, é amar o próximo como a si mesmo.

O lado oposto do legalismo é a libertinagem dos vs 18 e 19. Eu aprendo aqui que a vida vitoriosa em Cristo TAMBEM NÃO É:
O tamanho da sua conta bancária;
O emprego que vc tem;
O carro que vc anda;
Ou seja, nada que seja material ou de valores terrenos;

A vida vitoriosa que Paulo quer mostrar aqui é quanto de Jesus Cristo vc possui, e quanto de vc Jesus Cristo possui.

Por isso que para Paulo TUDO É CRISTO. Ele é obcecado por Cristo. Para ele o morrer é a melhor coisa, porém, se tem que viver, então que seja para Cristo e por Cristo.

E qual a receita de Paulo?

1) UMA COISA EU FAÇO

Ele diz no vs 13: Irmãos, não penso que eu mesmo já o tenha alcançado, [alcançado o que? A perfeição (cfe. vs 9-11; 12)], mas uma coisa eu faço.
Aqui começamos a ver o segredo de Paulo. Uma coisa eu faço! Ou seja, existe algo a ser feito.
A vida Cristã é paradoxalmente uma mistura de SOBERANIA DE DEUS E RESPONSÁBILIDADE DO HOMEM.
Existem coisas que é você que tem que fazer,
e existem coisas que só Deus pode fazer,
porém, existem outras coisas que você só fará se Deus mandar vc fazer.

Por exemplo: Quando Jesus foi a Betânia ressussitar Lázaro, Ele usou o poder de Deus, porém, não antes de usar a responsabilidade humana. Ele disse em Jo. 11.39 – Tirem a pedra.

Existe passagem na Bíblia que diz: “Se você não quiser trabalhar, também não coma”
Como também existem passagens que diz: “O pão nosso de cada dia dai-nos hoje OU “Não se preocupem com sua própria vida, quanto ao que comer ou beber; nem com seu próprio corpo, quanto ao que vestir...”

Isso seria contradição? Não, isso chama-se PARADOXO DIVINO...

A lingua Portuguesa e talvez Latina em geral facilite a nós o ENTENDIMENTO DESTE MISTÉRIO, devido a palavra ORAÇÃO ser a combinação das palavras ORAR+AÇÃO.

Paulo disse uma coisa eu faço!

Olhe para sua vida e veja o que vc TEM feito. (Se forem coisas que tiram a pureza da presença de Deus e O desagrada, não seria um bom momento para vc parar de fazer?)

Olhe para a sua vida e veja o que vc NÃO TEM feito. (Não seria agora um bom momento para começar a fazer?)

Paulo disse uma coisa eu faço...

Talvez este ano de 2007 vai ser o melhor da sua vida quando você olhar o valor das suas ações na sua relação com Deus. O que vc faz TRARÁ DEUS PARA PERTO DE VC OU AFASTARÁ ELE DE JUNTO DE VC.


2) ESQUECENDO-ME DAS COISAS QUE FICARAM PARA TRÁS

Paulo começa a usar a metáfora da corrida para mostrar como a vida Cristã é. Ou seja, UMA CORRIDA E NESTA CORRIDA TODOS estamos em um processo de TRANSFORMAÇÃO. Não somos perfeitos, porém, somos transformados de FÉ em FÉ e de GLÓRIA em GLÓRIA até chegarmos na estatura de VARÃO PERFEITO.

Porém uma coisa temos que entender, a exemplo do corredor, as coisas que passaram tem que ser esquecidas. O corredor olha para FRENTE, tem um OBJETIVO que é GANHAR o PRÊMIO.

Infelizmente muitos de nós estamos correndo a corrida da vida sem o objetivo de ganhar o prêmio maior. Estamos iludidos com os brinquedos de criança deste mundo, e nos esquecemos daquilo que está reservado para os santos eleitos do Senhor. Esquecemos que existe um LUGAR ONDE NENHUM OLHO HUMANO VIU, NENHUM OUVIDO OUVIU, este é o lugar que DEUS ESTÁ PREPARANDO PARA O SEU POVO.

O segredo de Paulo era correr olhando para frente e sabendo onde se vai chegar. Não é apenas correr, mas é CORRER COM PROPÓSITO.

Esquecendo-me das coisas que ficaram para trás...

Esse é um dos grandes SEGREDOS da corrida...NÃO SE DEIXAR ABATER PELO QUE FICOU PARA TRÁS.

É aqui que DEVEMOS entender o significado de COMEÇAR DE NOVO.

Devemos deixar o PASSADO NO PASSADO!

Deveriamos ter um lugar chamado a “Terra do Novo Começo.” Lá, todo o seu PASSADO TRISTE, AS SUAS DORES, AS SUAS PREOCUPAÇÕES, AS SUAS DESILUSÕES, E TODA MENTIRA DO DIABO CONTRA A SUA VIDA, seriam penduradas em um poste como se pendura um casaco velho e nunca seria posto de volta em você.

Esquecendo-me das coisas que ficaram para trás...

Não que as coisas que passaram vão sair da nossa memória, assim como também não saiu da memória de Paulo (cfe. vs 4-6), porém, elas não nos impedirão de prosseguir. Não será um fator de estagnação, mas usaremos o passado para nos dá força para continuar a nossa jornada.
Ainda que fosse um passado que para outros desse orgulho, para Paulo era considerado com perda.
E quando se entra neste CONTEXTO RELIGIOSO é quando devemos ter o máximo de cuidado.
Muitos olham para sua religião como um torcedor fanático de futebol. Eles agarram aquela tradição e vivem uma vida completamente religiosa. Uma vida mecânica para com Deus, uma vida sem frutos, sem amor, UMA VIDA SEM VIDA COM DEUS.


Que olhemos o passado e digamos:
NÃO,
BASTA,
NÃO É ASSIM QUE TEM QUE SER,
DEUS ME QUER POR COMPLETO,
DEUS TEM O MELHOR PARA MINHA VIDA,

Que 2007 seja um ano de VIDA ABUNDANTE NO NOSSO RELACIONAMENTO PARA COM DEUS.

3) AVANÇANDO PARA AS QUE ESTÃO ADIANTE

Paulo prossegue na sua metáfora do corredor e aqui ele passa a ver o outro lado do seu pensamento. Ou seja, se eu esqueço do que ficou para trás, EU AVANÇO PARA O QUE ESTÁ ADIANTE.

O que ficou para trás é perda e o que tem adiante é vida abundante. É uma vida dependente de Deus.
É uma vida movida pelo Espírito!

Avançando para as que estão adiante...

E o que está adiante??

Adiante está Jesus,
Adiante está a vida que Deus quer que os Seus filhos vivam;
Adiante está a NOSSA DEPENDÊNCIA DELE;
Adiante está a paz que Jesus nos promete;
Adiante está a nossa responsabilidade em ajudar o próximo;
Adiante está a vida abundante...

Adiante também estarão os problemas, PORÉM, A CONFIANÇA E FÉ NA GRAÇA DE JESUS NOS LEVARÁ À RESOLUÇÃO DO PROBLEMA.

4) PROSSIGO PARA O ALVO, A FIM DE GANHAR O PRÊMIO DO CHAMADO CELESTIAL DE DEUS EM CRISTO JESUS.

Prosseguir é a palavra. Continuação, constância, regularidade!!

Paulo sabia que não era perfeito, e sabia que a vida era uma jornada. O último passo da corrida seria agora se manter nela.

Paulo aqui não menciona que o primeiro lugar vai ganhar o prêmio, mas quem prosseguir.

Quem continuar... quem manter a constância...

Claro que a vida por si só será uma grande barreira para o prosseguimento. Existem muitas pessoas inconstantes. Que ao primeiro ou segundo tombo, param, não continuam.
Elas tem uma visão curta do Reino de Deus. Muitas dessas pessoas pensam que as coisas de Deus são para o aqui e o agora. Ou que Deus está demorando muito para olhar para elas.

A corrida para certas pessoas é como um cooper sem muito compromisso. Quando começar a doer os músculos, ela para.

Infelizmente essas pessoas não conseguem ver que prêmio é digno da corrida.
O prêmio é digno da dor,
O prêmio é digno da perseverança,

Prosseguindo...

Quando alguém entende que o prêmio que Deus tem para o seu povo é algo ainda não revelado e que será melhor que qualquer coisa já inventada nesta terra, ela irá perseverar.

Outra coisa que se deve ter em mente é que a prática, a constância, trará a MATURIDADE E O CRESCIMENTO ESPIRITUAL.

E este é outro objetivo que devemos continuar firmes na corrida da vida.

O autor de Hebreus diz no cap 12
“CORRAMOS COM PERSEVERANÇA A CARREIRA QUE NOS ESTÁ PROPOSTA”
“COM OS OLHOS FITOS EM JESUS, AUTOR E CONSUMADOR DA NOSSA FÉ”

O versículo 12 d Filipenses diz:
“NÃO QUE EU JÁ TENHA OBTIDO TUDO ISSO OU TENHA SIDO APERFEIÇOADO, MAS PROSSIGO PARA ALCANÇÁ-LO, POIS PARA ISSO TAMBÉM FUI ALCANÇADO POR CRISTO JESUS.”

Você e eu fomos alcançados para ALCANÇAR A CRISTO, OU SEJA, PARA CRESCER EM MATURIDADE ESPIRITUAL, DEIXANDO AS COISAS DE MENINOS PARA TRÁS.

PERSEVERANDO NA CORRIDA POR AMOR AO PRÊMIO DE DEUS EM CRISTO JESUS.

CONCLUSÃO

O ensino de Paulo aqui é:
1) Fazer (ação e fé de mãos dadas)
2) Esquecer do passado (usando o passado para me impulsionar para um futuro melhor)
3) Avançar (olhando para Cristo, se despojando de toda justiça própria, e se humilhando diante dEle para poder ser encontrado nEle)
4) Prosseguir (motivado pela prêmio, sabendo que Ele é fiel para cumprir a Sua Palavra em nossas vidas)

Que este ano que se inicia, possa ser um ano de vida com Deus, de ação, de avanço e prosseguimento em direção a uma vida mais piedosa e digna diante do Pai.

1 comment:

Adriana Simões said...

Muito bem!!
Esse texto realmente estava digno para ser postado!!
Claro que já li o que você tinha enviado-me e já debatemos ele, muito lindo mesmo!
Vamos lutar e entregar nossos anseios e planos ao nosso Deus! Que 2007 seja de muita paz, que possamos sentir o amor de Cristo mais e mais!!
Bjos e mais uma vez parabéns pelo texto!!

Dri