Google
 

Friday, May 20, 2005

Equilíbrio: Todos precisam, nem todos tem.

Equilíbrio é uma das palavras mais importantes na vida de um ser humano. Se ele for crente, entao a importancia aumenta consideravelmente. E porque estou dizendo isto? A mensagem do pastor que pregou na minha formatura foi sobre equilíbrio. Tinhamos quase 70 graduandos, todos em estudos bíblicos teológicos, e equilíbrio foi o tema escolhido para sua pregaçao.

Um homem ou uma mulher que entrega sua vida ao ministério precisa de equilíbrio para se ter uma vida decente e saudável. As demandas do ministério sao tantas que se ele perder o foco, ele vai sobrecarregar sua vida de tantas coisas que nao só ele, mas também sua família e pessoas mais próximas vao sofrer. O ministério as vezes age como um sanguessuga que retira até a última gota do sangue do pastor ou do obreiro que com a ansia de salvar o mundo, perde a sua saúde, paz, alegria, e até mesmo o prazer no ministério, na obra do Senhor.

Os homens que sao chamados por Deus para o ministério nao sao super-homens, mas homens comuns que precisam de descanso, tempo com a família, lazer, etc. Infelizmente, essa imagem de super-crente/homem é passada pelo próprio pastor. Sao aqueles pastores que vivem em cima de um pedestal e parecem até que sao melhores ou mais santos que as outras pessoas da congregaçao. Estes que assim agem, sofrem dobrado para manter esta imagem, pois nem todos os dias sao dias de sorriso e alegria. Existem os dias de escuridao e agonia também.

Li um livro chamado Achieving balance in ministry (alcançando equilíbrio no ministério) que falava acerca disto. E é impressionante como há pastores e obreiros stressados, esgotados, querendo desistir por causa da sobrecarga do ministério. Pessoas que nao souberam separar suas vidas pessoais de suas vidas ministeriais e misturaram tudo e acabaram sofrendo grandes marcas.

Que o Senhor Jesus esteja abençoando o Seu povo e ensinando-os a viver uma vida abundante e equilibrada.

Existem vários livros que ajudam a pessoa nesta área, porém, eu recomendo "achieving balance in ministry" e "It only hurts on monday".

May God bless you all!

Rodrigo Serrão

No comments: