Google
 

Thursday, April 28, 2005

As aventuras do Papa Benedict XVI(Comédia)

Hoje esse blog tá um comédia...Encontrei este clássico no blog Mero Cristianismo e estou postando aqui, porque tá muito engraçado.

Espero que gostem!

Rodrigo Serrao
________________________

As Aventuras do Papa Benedito XVI: um roteiro para o cinema

(Cena: Uma serena noite de verão em Vaticópolis. A linda freira Luísa Lânia está indo para a missa quando ela ouve uma terrível explosão. Á distância ela vê uma imensa nuvem de poeira no local onde estava a Basilica de São Pedro, e multidões fugindo do local da explosão. Ela rápidamente saca sua câmera e parte para os destroços da Basílica. )

(Irmã Luísa chega ao local da explosão)
Luísa:Oh, céus! A basílica de São Pedro está destruída! Quem estaria por trás disto?
(um monge careca segurando uma imensa Bíblia Guttenberg emerge das sombras)
Luísa: Você! Mas, não é possível!
(A câmera se fixa no rosto do arqui-vilão reformador, Lex Lutero)
Lutero: Sim! Eu vim para destruir suas malditas instituições romanas, e ninguem pode me impedir! Muahaha!
Luísa: Oh! Quem poderá me socorrer?
(O Chapolim Colorado cai do céu e aterrisa ao lado de Luísa)
Chapolim: Eu! O Chap-
(O terrível Capitão Calvino surge de trás de Chapolim e o empurra ao chão. Calvino e Lutero pisam na cabeça de Chapolim, que grita em espanhol por alguns segundos antes de seu pescoço quebrar.)
Lutero e Calvino: Ha ha ha! E agora, quem ousará se por em nosso caminho?
(Das cinzas da Basílica emerge uma figura de batina branca e capa dourada.)
Lutero: Oh não! Calvino: Não pode ser!
Luísa: Deus seja louvado! É o Papa!
(O Papa Benedito XVI voa por cima dos destroços da Basilica e cai com uma voadeira sobre o peito de Capitão Calvino)
Calvino: Ajude-me! Lutero, ele vai me-
(O Papa atira um jato de água benta no rosto de Capitão Calvino. A cabeça de Capitão Calvino começa a derreter.)
Calvino: AAAAAAAAAAAARGH!!!
(Lutero saca uma arlabesta, pega irmã Luísa pelo cabelo e puxa-a contra si)
Lutero: Não dé mais um passo, Bento, ou a freira morre!
Papa: Largue a arma e deixe a garota ir em paz, Lutero!
Lutero: Nunca!
Papa: Você irá perder Lutero. Você não tem chance.
Lutero: Ah é? Porque?
Papa: Porque eu disse que você vai perder, e como sou infalível, eu nunca estou errado!
(O Papa lança uma hóstia ninja que derruba a arlabesta da mão de Lutero.)
Lutero: Oh!
(Luísa foge de Lutero e corre para o Papa)
Lutero: Droga!
Luísa: Papa! Pegue-o!
Papa: Parado aí, Lutero!
Lutero: Você nunca me pegará, Papa! Muahahaha!
(Lutero estala os dedos e imediatamente uma turba de frades alemães o carregam para longe) Papa: Raios! Malditos frades alemães!
Luísa: Oh, Papa! Você me salvou!
Papa: Não, irmã Luísa. Só Jesus salva.
Luísa: Como poderei te agradecer?
(Luísa joga os braços sobre os ombros do Papa e aproxima seu rosto ao dele)
Papa: Ahn...
Luísa: Hum....
(Papa lembra de seu voto de castidade.)
Papa: Desculpe, irmã Luísa. Fica pra outro dia. Adeus!
Luísa: Oh, Papa, não vá!
(O Papa se lança aos ares e voa até sair de vista)
Luísa: Oh... Papa... quando descobrirei quem você realmente é?
(O noviço Joe Bento se aproxima de Luísa)
Bento: Luísa! Você está bem! Luísa: Bento! Você o perdeu! O Papa estava aqui!
Bento: O Papa? Puxa... como é que eu nunca vejo ele? Que chato...
Luísa: É porque você está sempre atrasado, Bento! Francamente...
(A câmera se afasta enquanto os dois caminham até a missa juntos)
(Créditos e fim.)

http://merocristianismo.blogger.com.br/

Melhore o seu ingles.

Vi isso na Net e achei muito engraçado.
Estudem e pratiquem (principalmente aqueles que moram aqui nos USA, ehehehehehe!!!)


CAN: Pergunta feita por quem tem amnésia: CAN sou eu?
CREAM: Roubar, matar, etc.: ele cometeu um CREAM.
VASE: Momento de jogada: agora e minha VASE.
YEAR: Deixar partir: ela teve que YEAR.
HAND: Entregar, dar por vencido: você se HAND?
FRENCH: Dianteira: saia da FRENCH, por favor.
YELLOW: Na companhia dela: saímos eu YELLOW.
DATE: Mandar alguém deitar: DATE ai.
DAY: Conceder: eu DAY um presente para ela.
PAINT: Objeto: me empresta o seu PAINT?
FAIL: Oposto de bonito: ele e FAIL.
RIVER: Pior que FAIL: ele é O RIVER.
BITE: Agredir: ele sempre BITE nela.
EYE: Interjeição de dor: EYE que dor de cabeça!
TO SEE: Onomatopéia que representa tosse: ele desmaiou de tanto TO SEE.
CAN'T: Oposto de frio: o carro esta CAN'T.
MORNING: Nem CAN'T, nem frio: o carro esta MORNING.
FEEL: Barbante: me da um pedaço desse FEEL para eu amarrar aqui.
MICKEY: Afirmativo de queimadura: MICKEY may.
TOO MUCH: Legume: quero uma salada de TOO MUCH.
PEOPLE: Alimento a base de milho: adoro comer PEOPLE-ca.
HAIR: Marcha de carro: ele engatou a HAIR.
SOMEWHERE: Pessoa do interior: SOMEWHERE e irmão de Manuer...
ICE: Expressão de desejo: ICE ela me desse bola...
DARK: Palavra usada em antigo provérbio: e melhor DARK receber.
MONDAY:Ordenar: ontem MONDAY lavar o carro.
MISTER:Sanduíche: eu quero um MISTER can't.
MAY GO:Pessoal dócil: ele e tão MAY GO.
YOU: Expressão de curiosidade: YOU seu irmão, como vai?



Rodrigo Serrao

Wednesday, April 27, 2005

Feliz Aniversário Mamae

Hoje (27/04/05) é o aniversário da mulher mais importante do mundo para mim, minha mae.

Parabéns mommy nao só pelo seu aniversário, mas também por a senhora ser este ser humano tao lindo e especial.

Fui o primeiro a te dar os parabéns neste ano e fiquei muito feliz em ter falado com a senhora nesta madrugada.

Beijos e saiba que eu te amo muito.

Rodrigo Serrao

Minha prova final em Teologia

1.
You have now read about the impact of various theological movements on Christian thought throughout the centuries. List and discuss the key factors that you think have influenced the shaping of Christian theology during the past 2,000 years.
The first key factor that I can see in this book that shaped Christian theology throughout the centuries was the Council of Nicaea. In order to respond the heresies over the person of Christ and Trinity, Constantine called all the bishops of the church to settle the debate.
The council of Nicaea is a key factor not only because of the development of the creed, but also because of the position of Constantine against Arianism and his efforts to look for the truth.
Constantine’s work was very intense towards the shaping of Nicene Creed. He appointed a commission of bishops to write up the creed to be signed by all the bishops, including those who were unable to attend the council.
The book says: “For better or worse, Emperor Constantine presided over an ecumenical council and enforced its doctrinal decisions.” The council of Nicaea was considered with the council of Constantinople in 451 the two truly ecumenical councils of the church.
The second key factor that I see was the appearance of a particular theologian that became the standard and norm for thological thought in the West, his name is Augustinus Aurelius. In a time of divisions between Rome and Constantinople (West and East), Augustine’s theology became pervasive in Western Christianity.
Even though, his influence in the East was not as big as it was in the West, Augustine was one of the most influencial theologian that ever existed in Christian history. Many theologians that came after Augustine did not produce their own theology, but rather, they were working to interpret Augustine’s theology.
He wrote books in several areas like philosophy, ethics, theology, but his major contribution was in issues like sin and salvation – soteriology.
The book says on page 255: “Augustine is the end of one era as well as the begining of another. He is the last of the ancient Christians writers, and the forerunner of medieval theology. The main currents of ancient theology converged in him, and from him flow the rivers, not only of medieval scholasticism, but also of sixteenth-century Protestant theology.”
The third and last key factor that influenced Christian theology was the Reformation of the Church. This was the third great schism of the Church. The first was the split between East and West in 1054. The second was the medieval struggle between two and then three popes from 1378 to 1417. The third was the division between Roman Catholic and Protestant churches in Europe aroun 1520, with Martin Luther excommunication from the church of Rome.
Three major Protestant principles are usually identified as setting them apart from the church of Rome and its official theology: sola gratia et fides, sola scriptura and the priesthood of all believers.
2.
Millard Erickson states on page 25 of his text book that "no one system (of theology) has an exclusive corner n the doctrinal market, and therefore it is possible to learn from several different theologies." What have you learned from several different theologies? Define and describe your own personal theology referring to those theologies that have influenced you.
This question is very interesting once that this morning in my hermeneutic class we were discussing how the contextual hermeneutics has influenced theology around the world. I said to professor Maltsberger that different realities produces different theologies. Today more than never we can see this statement becoming true. All new theologies that are popping up in the world today, reflects the lives of the community. For example, the Latin America theology has produced the liberation theology. Women in these poor countries has produced the feminist theology, a different reality has produced the theology of the process, and so on. All these theologies brings a piece of the cultural context where they are imerged.
It is not different with me. As brazilian, I bring with me the reality of a third world country. All the social injustices, corruption and abuse of power from the authorities produces a community that claim for some kind of divine justice in the future. Even though they are conformed with their situation in the presence. Liberation theology has not influenced me more because I wasn’t a good Catholic, and also because I was raised in a middle class family. But, when I converted to Christ, another very strong theology in south america was presented to me, the pentecostal theology. This theology was in my first years of conversion the only true concerning to the things of God. Christians that were not Pentecostal, were considered for me too “cold”. Then, I listened to God’s call and went to a seminary in my country. In this seminary I was introduced to Calvinist theology(Reformed) and I converted from Pentecostals to Calvinist, but I still attending in a Pentecostal church. This two theologies together helped me to open my life to other kinds of theology during my first year of study in Brazil. Then I came to US, to continue my studies. Here I became Baptist. And the freedom that Baptists give to you, make your life more and more opened to the varieties of theologies that exist in the world.
I’m not saying that after I became Baptist I quited my Calvinist with pentecostals tendencies, I just became more open to study different kinds of theology withouth the judgement of thinking that the only sound theology was mine.
However, I trully believe that John Calvin’s theology and its classical view of salvation reflects better the teachings of the apostle Paul in the Scriptures.
3.
One cannot help but ask himself/herself questions when reading Olson's and Erickson's books. List and define the questions that are in your mind after reading both books. Include strategies for further investigation in order to discover answers to your questions.
Throughout this course, many questions came up to me, and most of it I wrote down in the weekly journals. So, what I will do is to copy those questions and try to find out some strategies that I might come with, in order to answer my doubts.
My first question is this “I would like to know why the apostolic fathers became little by little legalistic people, changing the grace of God for a moral code?”
The book says in page 52 “Some of the church fathers are considered heroes of orthodoxy. Why don’t consider them heretics? Certainly compared to the gospel of grace, their messages seem severly moralistic, focusing on conduct rather than mercy and on salvation as a struggle rather than a gift. But it is important to keep in mind that they were attempting to counter rampant antinomianism (rejection of law and commandments) among Christians. The attitude that pervades them grows out of the same concern as the book of James in the New Testament: “Faith without works is dead”. However, their prescribed antidote to the poison of antinomianism seems at time as bad or worse than the poison itself.”
Another question that I have is this: “I would like to know if the apostolic fathers are the first writers of the moral theology of cause and effect?”
After I asked this question, I started thinking about the friends of Job, and I realized that a way before the church and the apostolic fathers, Job’s friend were already speaking in a legalistic way. Cause and effect were their principal concern. To them, Job’s hard situation was because of his sin, but what they didn’t know was that Job’s did not do anything to deserve that curse. They did not know anything about the argument between God and Satan, and they were trying to justify all that suffering as a consequence of Job’s bad behavior. Because of this example, I do not think that the apostolic fathers were the first to bring up this theology of cause and effect.
My question in the second Journal was: “why Tertullian was so vehemently against Greek philosophy?”
Tertullian is the church father who more than any other has been taken to epitomise the anti-intellectualism of the early Church. Tertullian wrote:
“For philosophy is the material of the world’s wisdom, the rash interpreter of the nature and dispensation of God. Indeed heresies are themselves instigated by philosophy… What indeed has Athens to do with Jerusalem? What has the Academy to do with the Church? What have heretics to do with Christians? Our instruction comes from the porch of Solomon, who had himself taught that the Lord should be sought in simplicity of heart. Away with all attempts to produce a Stoic, Platonic, and dialectic Christianity! We want no curious disputation after possessing Christ Jesus, no inquisition after receiving the gospel! When we believe, we desire no further belief. For this is our first article of faith, that there is nothing which we ought to believe besides.”
For Tertullian Greek philosophy was “an amalgam of rival world-views, based on premises that are very different from the biblical revelation.” He believed that “heresies are themselves instigated by philosophy. However, himself made use of philosophical (particularly Stoic) ideas in his writings. He agreed with Plato on the matter of the immortality of the soul. He even claimed (as Philo and Justin Martyr had before him) that the philosophers borrowed from the Jewish Scriptures. Like all writers, he assumed that he was able to write theology without incorporating his own presuppositions.
Elsewhere Tertullian does not always speak in such robust terms of an unbridgeable chasm separating Athens and Jerusalem. He was as well educated as anyone of his time: a competent lawyer, able to publish his writings in both Latin and Greek with equal facility, acquainted with the current arguments of the Platonic, Stoic and Aristotelian schools and also possessing some knowledge of medicine.
Throughout church history Tertullian has received condemnation for two main reasons: his association with the Montanist movement and because of his supposed anti-intellectualism.
Rodrigo Serrao

Tuesday, April 26, 2005

Conhecer para nao perecer.

Este será meu segundo bacharel, o primeiro que eu tenho é em Contabilidade. Porém, este é o primeiro na área que eu amo, que eu tenho paixao.

Nao sei como agradecer a Deus primeiro pelo chamado que eu tenho, e segundo pela oportunidade que Ele me concedeu em vir estudar Teologia nos EUA.

Sei que nesta área, nao é apenas o conhecimento que conta, mas principalmente a vida devota e consagrada a Deus. Sei que existem muitos pastores que nunca tiveram a oportunidade de estudarem em um seminário e com certeza eles fazem um bom trabalho para o Reino.

Porém, sei também que existem preguiçosos, que nunca quiseram estudar e por isso cospem heresias do púlpito.

O estudo universitário para se formar um pastor, talvez nao seja "the ultimate importance", mas o estudo em si da Palavra de Deus, é, e sempre será importante nao só para quem quer ser ministro do evangelho, mas também para todos aqueles que professam fé em Jesus.

Nao é a toa que a Biblia fala que pela falta de conhecimento, havia sofrimento.

Na minha particular opiniao, quem se prepara melhor, serve melhor no Reino de Deus.

Principalmente hoje em dia, quando existem tantas filosofias, modismos, religioes, sofismas, pontos de vista, e o pior, todos clamando ser a verdade. E por causa disto, a verdade se torna relativa para aqueles que nada sabem acerca da Verdade absoluta.

A Verdade absoluta existe, e é escrito com um "v" maiúsculo. Esta verdade é Jesus Cristo, conforme revelado na Bíblia Sagrada.

Neste mundo de relativismo, até Jesus Cristo se torna relativo, quando ele nao é o mesmo daquele que está descrito nos evangelhos.

O Jesus dos espíritas, o Jesus dos mórmons, o Jesus dos Testemunhas de Jeová, o Jesus dos ateus, o Jesus dos católicos, o Jesus dos evangélicos, cada grupo religioso querendo clamar a verdade para o seu Jesus.

Todas as vezes que o Jesus que se é pregado está fora das características do Jesus da Bíblia, essa caricatura de Jesus nao é, e nunca será o Filho de Deus, Salvador dos homens.

Outra razao muito importante do conhecimento é na contextualizaçao da mensagem, ou seja, no mundo digital e pós-moderno, quem continua falando com a linguagem usada pelos irmaos da década de 50, está fora do contexto. Mal será ouvido.

O conhecimento bíblico e de outras áreas, tipo comportamento humano, filosofia, informática, religioes, liderança, ajudará a pessoa a falar de uma forma contextualizada, sem ferir ou mesmo matar a Verdade, ou seja, sem comprometer a mensagem bíblica.

Levar o evangelho de salvaçao para esta geraçao eletronica, nao é fácil, principalmente quando se trata de pregar sobre um livro de aproximadamente 4000 anos. Só o Novo Testamento tem mais de 2000.

Levando todas estas coisas em consideraçao, vamos entender o valor do conhecimento.

Aqueles pastores que nao gostam do conhecimento e do estudo e ainda usam versículos tipo "a letra mata, mas o espírito vivifica", para justificar sua preguiça, deveriam procurar entender o significado da passagem, antes de falar besteira. O uso deste versículo para justificar preguiça de pregadores tem sido enorme e o pior, toda as pessoas que recebem as mensagens de homens como estes, vao pensar que o estudo é ruim e portanto, cria-se uma comunidade que quer ser muito espiritual apenas pela "experiencia" e nao querem ser espirituais pelo conhecimento de Deus revelado nas Escrituras.

Porém, todo o conhecimento do mundo sem amor e comunhao com Deus, nao é nada.

O equilíbrio sempre será a melhor medida.

Soli Deo Gloria

Serrao

Saturday, April 23, 2005

Tenho sede, quero água

Nao tem água!!!
Cheguei essa madrugada do trabalho, e me deparei com a falta de água no dormitório masculino. Faltar água e luz aqui nos EUA é a coisa mais difícil que pode acontecer. Mas infelizmente hoje faltou!
O motivo?
O seminário que eu estudo é muito antigo e os prédios sao velhos. O "heater", também chamado de aquecedor, já estava pra lá de velho, acho que já estava apodrecendo, e por isso, rompeu-se e foi água para todo o lado.
O heater da água fica no andar de cima e por conta desta ruptura, os apartamentos do lado direito do térreo, se encheram de água, por conta de infiltraçao. O meu apt. fica no lado esquerdo, e nada aconteceu. Graças a Deus!

A parte ruim é que talvez o reparo nao termine hoje e eu fique sem água até domingo.

A importancia da água, só é sentida quando ela falta, nao é?

Preciso de água, quero água.

Talvez pela importancia da água, é que Jesus diz que Ele é a fonte de águas vivas.
A Bíblia também muitas vezes é comparada com água, sendo esta purificadora.

Sem água, a sujeira vem e toma controle da vida,
sem Cristo, o pecado controla a vida.

Sem água nao há vida, pois a vida necessita de água, o corpo humano é composto de água, entre 70 e 75%.

A vida nao mais existe sem água, ela também perece sem Jesus.

Para uma leitura mais abrangente sobre água, sua importancia para o homem, e sua relaçao na tradiçao crista, clique aqui

Rodrigo Serrao

Thursday, April 21, 2005

My Mid Term Exam in Theology

1.
The difference between Arius and Alexander over the nature of Jesus Christ and the Logos who became incarnate in him had to do with soteriology – the doctrine of salvation. Alexander was assuming the orthodox view of salvation going back to Irenaeus; Arius was assuming a view of salvation that emphasized freely conforming to God’s moral standards. Thus an important difference between the two Alexandrians was that “salvation, for orthodoxy, is affected by the Son’s essential identity with the Father – that which links God and Christ to creation is the divine nature’s assumption of flesh. Salvation for Arianism is affected by the Son’s identity with the creatures – that which links Christ and creatures to God is conformity of will.
Then, Constantine called all the bishops of the church to settle the debate over the person of Christ and the Trinity. The Nicene Creed made clear that Arianism was wrong:
“We believe in one God, the Father almighty, maker of all things visible and invisible, And in one Lord Jesus Christ, the Son of God, begotten from the Father, only-begotten, that is, from the substance of the Father, God from God, light from light, true God from true God, begotten not made, of one substance with the Father, through Whom all things came into being, things in heaven and things on earth, Who because of us humans and because of our salvation came down and became incarnate, becoming human, suffered and rose again on the third day, ascended to the heavens, and will come to judge the living and the dead; And in the Holy Spirit”.
Athanasius the follower of Alexander of Alexandrian, was a brilliant theologian and after Alexander passed away, he became the bishop of Alexandrian, and he worked hard to defend the faith. It was Athanasius who provided the most famous expression of the theory of salvation: “For He was made man that we might be made God; and He manifested Himself by a body that we might receive the idea of the unseen Father; and He endured the insolence of men that we might inherit immortality.”
Irenaeus also shared the idea that unless Jesus Christ was both “truly God” and “truly human”, salvation simply could not occur.
According to the Alexandrian view, full salvation depends on a real incarnation but not on a full and true human nature exactly like ours. Above all, it did not have to have its own independent center of intellect, action and will. The humanity of Jesus Christ could be and was na impersonal human nature. According to the Antiochene view, full salvation depends on a real incarnation but not on an intimate union of humaninty and divinity that would threaten their real distinction, and the real incarnation must include a fully personal human nature. Jesus Christ had to be a man just like any other man – just like Adam! – although without sin.
My personal understanding of salvation is that just one that was 100% human could substitute the humans. But, to satisfy God, this substitutionary sacrifice should be perfect as the required lamb in OT times. And only God can be perfect and for this reason the savior needed be 100% God. Being fully human, to be one like us, and being fully divine, to satisfy God’s requirement of perfection, Jesus could not be less than that. His deity and divinity has an eternal purpose before God, and if He failed in one of these two characteristics, He wasn’t worthy to fulfill the work of salvation.

2.
a.
This class has forced me to read more than any other class. And all this reading is making the difference. It’s being wonderful to learn about the church fathers and also learn the development of theology. At the same time that the text book is a history book, it is also a very theological book, showing the various types of theologies, as well as the heresies. I have learned about gnosticism, montanism and all the heresies of the first and second centuries. Another great learning was about the Greek philosophy influence in our theology. Many church fathers saw the philosophies of Socrates and Plato, as a preparation for the Gospel.
b.
I think they were important by that time of confusion and misunderstanding of the nature and work of Christ. But at the same time, I see political interests in the called of those councils. Many emperors called councils because they wanted that their own or some other individual or community view prevailed to enforce the people to believe them and have unity. For this reason in 451 the Council at Chalcedon excluded several councils and accepted only Nicaea and Constantinople as truly councils of the church. The four ecumenical councils that even Protestants generally regard as having some special authority for Christian doctrine are Nicaea I (325), Constantinople I (381), Ephesus (431) and Chalcedon (451).
These councils have their importance only if they are under the teachings of the Bible. The Bible has to be the absolute truth, and any other document with religions statements, has to be under the Bible’s authority.
c.
Scripture is the foundation of our theology. There is not a sound theology without the support of the Scripture. Theology has to be the study of the God revealed in Scripture. Without Scripture, Christian theology cannot exist. For the reasons listed above, Scripture play the main role for a good theology. Now, in matters of shaping our theology, the Scripture should be a book of constantly research and reading, because if we fail in that, we fall in a risk to create heresies. Philosophy is also important for our theology, but when is used as Paul used, to support a biblical truth, not to create a different argument or point of view, that consequently becomes a heresy.
d.
I was raised in a catholic home and I also studied in a catholic school. For this reason, mass, first communion, Mary as the mother of God and all the things from Catholic Church were very common to me. When I converted to Christ, I rejected all those kinds of practices that I’ve learned, and I went to a Pentecostal environment. After almost three year of conversion, I went to a seminary in Brazil and started to reject popular theology and accepted reformed theology. But still believing in the work of the Holy Spirit. Then I came here to US, and I still reformed in my theology, believing in the work of the Holy Spirit, and growing in learning of Scripture and in theology.

Reta final

Reta final.
Porém eu nunca pensei que esta reta era tao longa. Parece que todos os trabalhos escolares e provas finais que estavam enterradas, ressurgiram dos mortos.

Super lotou minha vida de leituras e pesquisas da última hora.

Mas a reta é a final. Nao haverá mais curvas, nem para a direita, nem para a esquerda. Apenas uma reta. As minhas pernas já estao cansadas, minha respiraçao ofegante, o suor que desce pelo meu rosto é derramado no chao, como gotas de sacrifício. Sacrifício este que valeu a pena.

Reta final. Ao cruzar a linha de chegada, todo o esforço será recompensado, e o troféu do estudante me será entregue, o diploma.

A Deus seja a glória, por ter me sustentado até aqui e por me sustentar até aquele Dia.

Esta etapa esta quase concluída,
Próximo semestre começa uma nova corrida, porém, pela fé já contemplo o dia em que verei a reta final.

Serrao

Wednesday, April 20, 2005

Liderança, liderar, que tal sermos servos.

Estou terminando meu curso em Teologia e eu notei uma coisa muito interessante nesta reta final. A ênfase no tema "liderança". Claro que no inconsciente das pessoas, todas as pessoas que vão a um seminário, serão líderes nas igrejas. Às vezes isso acontece, às vezes não, mas via de regra os seminaristas são um tipo de liderança. Porém, até onde a liderança ensinada aos seminaristas difere da liderança ensinada aos empresários que lideram empresas? Infelizmente, a igreja nos EUA é uma grande empresa e seus membros visto como clientes, portanto, o treinamento dos líderes das igrejas é muito parecido ou até idêntico (porque se usa os mesmos livros textos) ao treinamento de líderes no mundo dos negócios. Acabei de fazer um "book review" do livro Summoned to Lead, do Leonard Sweet e vi quão vazio de Bíblia (versículos) é este livro. Claro que ele usa alguns exemplos bíblico, mas não é o suficiente para me convencer de que ele estava me ensinando a liderar o povo de Deus e nao uma empresa ou meu próprio negócio. Ontem a noite, eu assistia o famoso pregador T.D. Jakes na TV (não sei porque eu ainda insisto em assistir esses televangelistas) e ele estava falando para um grupo de pessoas, que suponho eu eram empresários, ensinando técnicas de liderança no Mercado (Business). Daí eu me perguntei, o que tem haver um pregador do evangelho com Mercado e mundo dos negócios? Depois eu entendi, quando ele falou que se o seu negócio não dá dinheiro ou não é algo lucrativo, você não deve nem pensar em começar, pois até se você quer começar um ministério, esse ministério tem que dar dinheiro, lucro. Em outras palavras ele disse que se o ministério formado (igreja) não der lucro, nao adianta nem começar. O que será que o T.D.Jakes que foi considerado o melhor pregador dos EUA no ano de 2000, se eu não me engano, diria ao ver os ministérios no Sertão da Paraíba e Pernambuco? Estive em uma viagem missionária no Sertão de Pernambuco com um grupo de alunos do Betel Brasileiro e vi uma igreja viva, pobre mas vitoriosa. O pastor daquela igreja não recebe um tostão daqueles irmãos, a palavra dinheiro é tão escassa quanto a água que Deus manda para aquele lugar, lucro seria o mesmo que dizer um palavrão. Será que ainda assim, Deus não está salvando os seus escolhidos? Será que mesmo em meio ao nada, não está valendo a pena? Claro que nem todos os ensinamentos de liderança são esses, mas em muitos lugares é isto que está sendo dissiminado. Na minha aula de liderança, tivemos uma tarefa onde os alunos teriam que ter sua missão pessoal escrita, e depois saber a missao da igreja e etc.... Tudo o que vemos pendurado nas paredes de empresas e bancos por aí a fora. Tá tudo igual. E quem não concorda, é considerado uma pessoa sem visão e com um risco enorme de fracassar. Isto é que é pressão!!! Agora eu me pergunto, porque todos querem liderar e ninguém quer ser servo. Porque Jesus nos ensinou que aqueles que querem ser os maiores, primeiro tem que servir a todos? Porque ignoramos os ensinos de Jesus? Ignorar os ensinos de Jesus é muito perigoso, principalmente quando se trata da Sua própria igreja. Porque querem nos pressionar a ser mais, mais, mais e mais efetivo? Porque o sucesso da igreja é medido de acordo com o número de membros? Quando na verdade este critério não mostra se realmente a grande massa é verdadeiramente de Cristo. Porque as igrejas tem que está sempre mudando para atender a demanda do seu "publico-consumidor", exatamente como fazem as empresas? Porque o tamanho do meu dízimo vai dizer o quanto eu sou fiel a Deus? Porque os que dão os maiores dízimos tem mais acesso ao Pastor? Porque a igreja está cada dia mais sendo levada pelas regras de Mercado? A resposta para estas perguntas eu não sei, mas talvez isso explique o por que que Deus não está mais dentro de muitas igrejas evangélicas. Servir, sendo servo. Liderar, sendo servo. Pastorear, sendo servo. Que Deus me abençoe nesta minha jornada rumo à liderança de Seu povo. Soli Deo Gloria Rodrigo Serrão

PS: Este texto foi revisado e pontuado devidamente no dia 26/Fev/2008.

Tuesday, April 19, 2005

O planeta com excesso de velocidade.

Voce já teve a sensaçao que o tempo pirou? De que tá passando muito rápido?
Talvez este texto abaixo explique alguma coisa.
_____________
Ressonância Schumann - um texto do teólogo Leonardo Boff
Não apenas as pessoas mais idosas mas também jovens fazem a experiência de que tudo está se acelerando excessivamente. Ontem foi Carnaval, dentro de pouco será Páscoa, mais um pouco, Natal. Esse sentimento é ilusório ou tem base real? Pela ressonância Schumann se procura dar uma explicação. O físico alemão W.O. Schumann constatou em 1952 que a Terra é cercada por um campo eletromagnético poderoso que se forma entre o solo e a parte inferior da ionosfera, cerca de 100km acima de nós. Esse campo possui uma ressonância (dai chamar-se ressonância Schumann), mais ou menos constante, da ordem de 7,83 pulsações por segundo. Funciona como uma espécie de marca-passo, responsável pelo equilíbrio da biosfera, condição comum de todas as formas de vida. Verificou-se também que todos os vertebrados e o nosso cérebro são dotados da mesma freqüência de 7,83 hertz. Empiricamente fez-se a constatação de que não podemos ser saudáveis fora dessa freqüência biológica natural. Sempre que os astronautas, em razão das viagens espaciais, ficavam fora da ressonância Schumann, adoeciam. Mas submetidos à ação de um simulador Schumann recuperavam o equilíbrio e a saúde. Por milhares de anos as batidas do coração da Terra tinham essa freqüência de pulsações e a vida se desenrolava em relativo equilíbrio ecológico. Ocorre que a partir dos anos 80, e de forma mais acentuada a partir dos anos 90, a freqüência passou de 7,83 para 11 e para 13 hertz por segundo. O coração da Terra disparou. Coincidentemente, desequilíbrios ecológicos se fizeram sentir: perturbações climáticas, maior atividade dos vulcões, crescimento de tensões e conflitos no mundo e aumento geral de comportamentos desviantes nas pessoas, entre outros. Devido à aceleração geral, a jornada de 24 horas, na verdade, é somente de 16 horas. Portanto, a percepção de que tudo está passando rápido demais não é ilusória, mas teria base real nesse transtorno da ressonância Schumann. Gaia, esse superorganismo vivo que é a Mãe Terra, deverá estar buscando formas de retornar a seu equilíbrio natural. E vai consegui-lo, mas não sabemos a que preço, a ser pago pela biosfera e pelos seres humanos. Aqui abre-se o espaço para grupos esotéricos e outros futuristas projetarem cenários, ora dramáticos, com catástrofes terríveis, ora esperançadores, como a irrupção da quarta dimensão, pela qual todos seremos mais intuitivos, mais espirituais e mais sintonizados com o biorritmo da Terra. Não pretendo reforçar esse tipo de leitura. Apenas enfatizo a tese recorrente entre grandes cosmólogos e biólogos de que a Terra é, efetivamente, um superorganismo vivo, de que Terra e humanidade formamos uma única entidade, como os astronautas testemunham de suas naves espaciais. Nós, seres humanos, somos Terra que sente, pensa, ama e venera. Porque somos isso, possuímos a mesma natureza bioelétrica e estamos envoltos pelas mesmas ondas ressonantes Schumann. Se queremos que a Terra reencontre seu equilíbrio, devemos começar por nós mesmos: fazer tudo sem estresse, com mais serenidade, com mais amor, que é uma energia essencialmente harmonizadora. Para isso importa termos coragem de ser anticultura dominante, que nos obriga a ser cada vez mais competitivos e efetivos. Precisamos respirar juntos com a Terra, para conspirar com ela pela paz.

___________________
O que voce acha?

Rodrigo Serrao

Comentários

Se você tentou fazer algum comentário e não conseguiu, isto se deu porque o meu blog estava programado apenas para outros bloggers poderem comentar.
Porém, agora está aberto para quem quiser.

Seu comentário é bem-vindo.

Rodrigo Serrão

Monday, April 18, 2005

O trabalho enobrece o homem.

Este ditado é famoso, mas quando se tem trabalho demais, o ditado deveria ser mudado para "Muito trabalho cansa o homem"

Consegui o feito de ter 3 trabalhos dentro da minha Universidade. O interessante é que os 3 juntos não chega a 20 horas semanais. O que cansa porém são os horários desses trabalhos.

O primeiro e mais antigo é o da Gym. Este me dá 6 horas semanais - de terça a quinta - das 15:00h as 17:00h. O chato deste horário é que quando estou pegando o ritmo do estudo na Biblioteca, tenho que parar para ir abrir a academia.

O segundo é o AV (Audio Visual), que me dá 8 horas. Este não tem horário fixo. Quem precisar de projetor, telão, TV, DVD, Vídeo Cassete, etc... tudo que tem a ver com essas coisas, eu tenho que está pronto. Ainda bem que eu não estou só neste, 2 outros me ajudam. Consegui ser o "encarregado" deste aqui.

O terceiro e mais recente é o da Biblioteca e me dá 4 horas. Este é apenas nas segundas e terças, das 22:00h as 24:00h (meia-noite). Estou neste agora, estou com sono, mas tenho que estudar e trabalhar.

Não vejo nem o verde deste dinheiro que eu faço, porém, minha conta da escola está sendo paga, "little by little".

Três empregos ao mesmo tempo, e ainda tem um quarto, mais isso é outra história.

Obrigado Senhor pela saúde e disposição para trabalhar e estudar.


Provérbios 6:6
"Vai ter com a formiga, ó preguiçoso, considera os seus caminhos e sê sábio."

Rodrigo Serrão

Thanks be to God. Hallelujah! Hallelujah!

Abaixo eu transcrevo a carta do meu professor de tantas disciplinas, entre elas, Grego e Hermenêutica, para os estudantes que se graduam agora em Maio. Seu nome é Dr. Maltsberger.
Carta que ao ler, me deu vontade de chorar!!!

_____________

This week you are sending to me your final Critical Book Review on Leonard Sweet's book, Summoned to Lead, and finishing your Exit Interviews with one of the Deans.

Congratulations. You have made it. It has been, for most of you, a long, long road. A journey filled with difficulty and sacrifice. By faith, and the grace of God, you have completed this step in your life's calling. Most of you have an idea where you think you are headed from here. Some of you are still listening to hear. All of you are willing to respond as you hear God's voice.

There is an old Spanish Proverb that says, "Dios escribe recto con renglones torcidos" (God writes straight with crooked lines). The lines of calling, direction, and God's will are often crooked--but they are always "recto"--straight, upright, direct. Sometimes you will see and hear them clearly. Sometimes, only the "still small voice" will call. At other times, God will speak only in His thundering silence and you will have to decide what His will is in the silence.

Often, you will be confident in your decision. At other times, you will, perhaps for years, struggle to know if you made the right choice. Always, if you are willing, you may rest and trust in His grace and mercy no matter what decision is made. His love--which I do not think we examine profoundly enough nor often enough--is wide enough to embrace even your wrong decisions and to craft "rectitud" (rightness), from even the most difficult of situations. Maintaining your trust in His loving and abiding presence, even in the silence, is the key.

Your school has said that as graduates, you are now "trained" in some aspects of ministry and leadership. You are. And you are not. You are and the community of faith will look to you for direction and guidance. It is an awesome responsibility, but God has trust that you are able to guide His people.

You "are not" in that your education must never end. The day you stop reading, listening, asking, and learning is the day your ministry will effectively end. To end your education is to say that you have reached perfection. You know that not to be the case. Always seek out those resources and individuals that can help you on your journey. Some will be Believers. Others will not yet be. Some may never be. You are wise enough to burn off the dross and keep the gold.

The Faculty of BUA and I take great pride in seeing you graduate. You are the investment of our lives and ministries. Your victories will be celebrated by us, your pains wept over by us, your triumphs will sing in our hearts. We will watch your progress with joy, and we pray for each of you God's unbounded blessings. And, should the need arise, we will be available to you if you call.

You are the hands and voice of the Magnalia Dei, the Mighty Acts of God. You are the living evidence of His Kerygma. Go in peace to love and serve the Lord.

Thanks be to God. Hallelujah! Hallelujah!

________________

Thank you professor Dr. Maltsberger for your words.
May God keep blessing you in your journey as professor and archeologist. May His peace be with you in every moment of doubt or tribulation.
In His name

Rodrigo Serrão

Sunday, April 17, 2005

Comer, comer...seu espírito precisa comer.

Alimento espiritual é a Palavra de Deus. Quem dera que todos os crentes (que em toda reunião, não dispensa uma comida), tivesse a mesma fome pela Palavra do Almighty God. Bom, a fome espiritual não é sentida no estômago carnal, mas uma boa dica para você é: Depois de 3 dias direto sem que você abra a Bíblia, pode ficar certo meu irmão, teu espírito já estará passando fome. Coma a Palavra, diariamente, sem pressa, sem sono, com vontade, mesmo sem vontade, disciplinadamente, novamente... Vou para a igreja... Ler e ouvir Ela - A comida está na mesa. Tchau,
Mr Serrão

PS: Este texto foi revisado e pontuado devidamente no dia 26/Fev/2008.

Domingo "Dia do Senhor"

Domingo o dia em que o mundo se divide. Interessante isto. A vida de quase todos segue a mesma rotina durante os dias da semana, mas no domingo é cada "macaco no seu galho". Tem aqueles que vão para a praia; Outros vão para os bares e restaurantes; Muitos ficam em casa descansando; Tem os que vão trabalhar; Um tanto vai para a Igreja. Acabei de chegar da igreja. Segunda, todos voltam as suas rotinas. Inclusive os "believers" Qual a diferença entre os "believers" e os que não são "believers"? Espero que a sua resposta não seja "O lugar que eles vão aos domingos". Só para pensar um pouco!! Rodrigo Serrão
PS: believer = crente.

PS: Este texto foi revisado e pontuado devidamente no dia 26/Fev/2008.

Saturday, April 16, 2005

Quem é Deus para voce?

Texto postado em meu fotolog.


Quem é Deus para você? Para muitos, Deus é um mordomo, que existe para satisfazer a vontade dos homens. Para outros, Deus é um banco, onde se investe dinheiro para ter sucesso na vida. Outros se relacionam com Deus na base da barganha, ou seja, se eu faço isso, então Deus tem que fazer aquilo. Existem aqueles que vêem Deus como um santo casamenteiro, ou seja, Deus é quem tem que arrumar casamento para todo mundo e se não casar, foi porque Deus não tinha a "pessoa certa". Para outro tanto, Deus é uma energia cósmica, é a natureza, é a criação, Ele é tudo e não é nada, porque Ele está por aí, mas nunca está aqui, sempre longe, nunca perto. Muitos vêem Deus apenas como um médico, ou seja, aquele que opera sem usar bisturi. Mas que tal antes de você ver Deus como seu escravo, ou um grande investimento, você não tentar ver Deus como Ele realmente é? Muitos se decepcionam com Deus, porque querem que Ele seja a solução para todos os problemas de sua vida, quando a palavra de Deus nos ensina não só com palavras, mas também com o exemplo de vida de muitos "heróis da fé" que na vida vamos sofrer. O slogan PARE DE SOFRER na porta de igrejas, para mim, soa como heresia, chegando perto de uma piada. Se Deus não te curar, Ele continua sendo Deus; Se Deus não te der um carro novo ou te salvar da falência, Ele continua sendo Deus; Se Deus não te arrumar um esposo(a), Ele continua sendo Deus; Se Deus para você é uma força cósmica, saiba que Ele é um Deus pessoal; Se Deus para você é a natureza, saiba que a natureza são obras das Suas mãos, pois Ele é o Criador. Talvez os homens tenham te passado uma imagem errada de Deus. Talvez o Deus ao qual você declara e Ele obedece, nao é o Deus SOBERANO da Bíblia. Se você hoje está decepcionado com Deus, eu te desafio a buscar conhecer o Deus da Bíblia, e não o Deus pregado em muitas igrejas. Pare de comer apenas o que sai mastigado da boca de pastores, e comece a preparar seu alimento espiritual através de uma vida devocional diária. Se você fizer isto, você correrá o risco de ver quão diferente é o Deus da Bíblia, com o Deus de muitas igrejas. Voce poderá até se decepcionar depois, mas aí não será mais com Deus. A Deus seja a glória,
Rodrigo Serrão

PS: Este texto foi revisado e pontuado devidamente no dia 26/Fev/2008.

Porque criar um blog?

Publicar pensamentos, discutir idéias, protestar, relaxar, etc... Mundo passageiro e mundo da ilusão para mim é exatamente o planeta Terra. Ele é passageiro pois certeza maior do que a morte é a vida que hoje eu tenho. E ilusão porque as pessoas vivem muitas vezes sem ter essa certeza, ou seja, a certeza que um dia vão morrer. O problema está aí... Quando se vive neste planeta, sem a certeza da partida, se faz "stupid things". Parece que existe uma conspiração para que você faça "stupid things". As vezes esta conspiração nao é externa, mas está dentro de você. E aí é onde precisamos reconhecer que em nós não há nada que se aproveite, porque até mesmo a nossa bondade é relativisada com a maldade que habita em na gente, que somos nós mesmos. Bom, mas quem não faz "stupid things" que atire a primeira pedra, nao é? Graças a Deus que Ele existe e através de Jesus, as nossas "stupid things" são cobertas pela marca do Calvário, pelo sangue de Jesus. Bom, crendo que Jesus existe, confiando nEle e vivendo para Ele, então as coisas mudam para nosso lado. O mundo de ilusão continua para fora de nós, mas dentro, vamos ter a certeza de que o verdadeiro mundo não é aqui. Que realmente este é passageiro e o outro é "forever". Para isto serve este blog. Ajudar aqueles que vivem iludidos no mundo da ilusão a estarem um dia no mundo da verdade. Com isso nao quero dizer que este blog vai ser um porta bandeira da religião e suas loucuras, NÃO, MIL VEZES NÃO!! Aqui eu sou livre em Jesus. Livre para pensar sem o medo de ser julgado; livre para ser quem eu sou, sem medo de ser rejeitado, livre para sair da ilusão deste mundo para entrar na verdade das coisas segundo a minha perspectiva.


PS: Este texto foi revisado e pontuado devidamente no dia 26/Fev/2008.

Aprendendo...

Este blog ainda está em fase de organização. Não sei bem quando vou ter o total controle deste negócio aqui, mas pretendo aprender o mais rápido possível. Não é tão fácil como eu pensei, mas como tudo na vida, a prática traz a experiência. Falowsssssss

PS: Este texto foi revisado e pontuado devidamente no dia 26/Fev/2008.

Just starting...

Bom, para começar este blog, eu quero dizer que a maioria dos meus posts serão feitos dos Estados Unidos, portanto, alguns acentos tipo, til sobre o "a", "o", etc... e acentos circunflexos, não haverão em meus textos. Isto não significa que eu não sei o PORTUGUÊS, mas apenas que os teclados daqui são feitos para Americanos não para Brasileiros. E eu não quero perder muito tempo procurando o código secreto do acento.

PS: Este texto foi revisado e pontuado devidamente no dia 26/Fev/2008.