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Saturday, September 24, 2005


Now, Hurricane Rita, became Tropical Storm Rita.  Posted by Picasa

Nesta foto, o Furacão Rita já atingiu o Texas e Louisiana. Ele agora vai passar um pouco longe de onde eu moro, então, por aqui só vou ver uns ventinhos mais revoltos, mas nada demais. Posted by Picasa

Hurricane Rita getting into the Gulf of Mexico. Its eye is right in between Cuba and Key West, south Florida. Posted by Picasa

Thursday, September 22, 2005

A quem seguimos?

Este texto do Caio Fábio explica o que é ser Pastor e o que não é. Leia com atenção e perceba como muitas vezes seguimos o homem e não Jesus.

Rodrigo Serrão

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Eu era apenas um menino amante de Jesus. Pregava em toda parte. Não queria ser pastor e nem ordenado. Desejava apenas pregar, e pregava. Pregava na televisão, na rádio, nas esquinas, nas escolas, nas praças, nos teatros, nos estádios, e de casa em casa. Eu tinha apenas 18 anos e meio.

Aos 21 me ordenaram, sem que eu aceitasse as imposições da denominação para ordenar ministros. Então, logo começaram a me chamar de “Reverendo”. Aquele garoto livre, agora, de súbito, da noite para o dia, era o “Reverendo Caio”.

Aí o tratamento passa a mudar. O melhor lugar na casa, na mesa, na sala, no salão, no aniversário, no funeral, nas festas de casamento, nas bodas, etc...

No entanto, é também nessa “mesma leva de honras”, que a pessoa começa a sentir que quando ela chega, as energias mudam.

As pessoas começam a ver o “sacerdote”, o homem diferente dos homens, o santo, o ungido do Senhor, o anjo da igreja, etc...; e também percebe que as pessoas mudam com você; e não percebe, que depois de um tempo, muito suave e lentamente, você também aceita a mudança que fizeram acerca de você.

Ora, é aí que nasce o “espírito de pastor”!

Então, começa a transformação do ser humano numa figura totêmica. Ele é santo pelos outros; é puro pelos demais; é quem não se diverte pelos que se divertem; é quem não fica doente, pra poder curar; é quem “estuda Deus” e “entende de Deus”, a fim de poder explicar; e é quem é exemplo para fazer clones comunitários.

Se ele não casa os que se casam, eles se ressentem e magoam. Se ele está viajando quando alguém morre, ele abandonou o moribundo. Se ele está de férias, a igreja esvazia. Se ele é amoroso, torna-se o pai de todos. Ou seja: sem ele, nada do que foi feito de fez ou se faz!

Vivendo sob tais responsabilidades e honras, o indivíduo vai virando pajé e não sente. Ou, em muitas ocasiões, passa a gostar mesmo de ser essa figura totêmica para a “igreja”.

Ora, é nesta necessidade que o povo tem de ter “sacerdotes” e “figuras totêmicas”, que tanto os bem intencionados se corrompem existencialmente pela via da entrega ao “espírito de pastor”; como também os mal-intencionados se aproveitam e tiram as carnes do rebanho.

De fato, o ministério pastoral, ou episcopal, ou apostólico, ou de qualquer outra natureza —, já carregam em si o germe do poder desse imantamento espiritual.

As pessoa olham para qualquer desses “seres” — “ungidos” formalmente para tais posições —, como “ungidos do Senhor”; aqueles contra os quais não se pode ter uma opinião, pois, em assim sendo, Deus mesmo punirá os “rebeldes”, ou “hereges”, ou “desviados”.

Imagine quanto poder isto significa!

Ali está um homem que é visto como “o homem de Deus” no meio dos demais homens “normais”, e, de tal projeção, pode nascer apenas o “pastor clerical”, como também pode nascer o “Apóstolo Nabuco”: uma espécie de “Pai Abraão” evangélico!

Eu tenho por certo que todos os modos de clericalismo são malignos em relação a saúde do indivíduo que carrega o peso totêmico dessa “posição”. Também tenho convicção de que eles também criam a força pela qual o totem não muda para não morrer; e, porque ele não muda, as pessoas morrem porque ficam paralisadas, incapazes de viver.

É maligno o ciclo!

Por esta razão tenho a mesma convicção no que diz respeito à comunidade. Sim, porque enquanto ela vê o líder com tais olhos, ela não cresce; ao contrário, se infantiliza; e jamais aprende a andar com as próprias pernas.

Ora, o verdadeiro pastor cuida, não domina; ajuda, não controla; alimenta, não explora; só se faz notado em caso absolutamente necessário; e deixa a porta aberta, de tal modo que todos entram e saem e acham pastagem. Além disso, ele tem uma relação pessoal com cada um delas.

A analogia do Bom Pastor em João 10, todavia, é perfeita no seu todo apenas em relação a Jesus, e a mais ninguém. Isto porque em relação a Jesus todos nós somos apenas ovelhas do rebanho. Porém, em relação a nenhum “outro pastor”, nós devemos ser “ovelhas do rebanho”; posto que ser ovelha de Jesus já nos põe na condição de só ouvir a voz de um homem se ela for de acordo com a Voz do Único Pastor; do contrário, a ordem de Jesus é para não “seguir a voz do estranho”.

Portanto, o verdadeiro pastor de homens, é apenas um deles. Sim, apenas mais um do rebanho único, sendo apenas uma ovelha que já se deixou ensinar um pouco mais pela voz do Único Pastor. É na Sua fidelidade e reconhecimento à Voz do Pastor que ele se qualifica para ser pastor entre ovelhas, pois, conforme Pedro, ele se torna “modelo do rebanho”.

Assim, é o caminho da ovelha seguindo o Pastor, o que a torna uma ovelha-pastor; visto que seu passo e obediência estabelecem referencia para as demais.

O problema é que maioria dos “pastores” pensam que eles são os “Jesuses” da comunidade; e, diferentemente de Jesus, tornam-se nos mercenários e nos lobos que não amam as ovelhas, mas apenas os privilégios e poderes que dela “arrancam”.

E o problema também é que a “igreja”, por ser pagã ainda em sua essência, precisa desses “pastores tiranos”, pois, como associam a “figura clerical” ao “representante de Deus”, sentem-se objeticamente mais seguras se têm um Déspota dizendo o que fazer, o que não fazer, com quem casar ou não, e quem é quem.

Eu jamais chegaria a nenhum desses extremos pela minha própria natureza e consciência do Evangelho. Todavia, eu mesmo fui notando como eu fui suave e gradativamente mudando, sempre de modo amoroso e meigo, porém, imantadamente reverendíssimo.

“Não é assim entre vós!”—disse Jesus!
Foi por esta razão que Jesus tirou as roupas de cima e se cingiu de uma toalha e passou a lavar os pés dos discípulos. Sim, porque liderar é sobretudo poder lavar pés e servir em nudez.

Na realidade, além de tudo o que o gesto de Jesus ensina, nele também vemos o modelo existencial do significado da liderança conforme Jesus, e, também, da consciência que precisam aprender os liderados.

O líder serve em revelação de sua humanidade. E os liderados são servidos aceitando a humanidade de quem lidera servindo de modo humano.

E Jesus disse a Pedro que ou seria assim, ou Pedro não teria parte com Ele!

Somente quando os líderes tiverem a coragem de fazer como Paulo e Barnabé, que rasgaram as roupas e expuseram sua nudez quando foram chamados de “deuses”, é que aqueles que crerem no que as lideranças disserem, não ficarão ainda mais adoecidas de idolatria.

Hoje é contrário: os líderes fazem tudo para passar por deuses; e, o povo, vai adoecendo, apenas trocando de “pai-de-santo”; ou de pajé; ou de sacerdote; —porém existindo sob a escravidão da espiritualidade da idolatria; adorando e servindo a criatura, mesmo que se vistam de pastores, bispos, apóstolos ou pai-póstolos.

No Caminho nós temos buscado diante de Deus e conforme o Evangelho, quebrar todos esses paradigmas totêmicos.Receba meu beijo; e minha expectativa de abraçá-lo no encontro de novembro.

Nele, em Quem todos sabemos como ser para nós e para os outros,

Caio

My personal Creed

This is what I believe.

Rodrigo’s creed

I believe
In one God Almighty, infinite, not created, but creator of all things in heaven and on earth. He is called the Father, but is not more or less than the Son and Holy Spirit.
I believe
In Jesus Christ, the Son of God, the Savior of the world, the redeemer. He is the Lamb of God, He was prophesied in the Old Testament, and He is the Messiah.
He was crucified before the foundation of the world, He participated in Creation.
He was conceived by the Holy Spirit and came to earth through the Virgin Mary,
He lived a life without sin, but He was wholly human,
He lived a life with human limitations, but He was wholly divine,
He died on the cross, as a part of the plan of God to save the chosen,
He was buried, and on the third day He rose again,
He stayed on earth for 40 days after resurrection, and then was lifted up to heaven with His human body,
He is seated at the right hand of God the Father, He is our intercessor, and He will come to earth again, He will judge the living and the dead; His kingdom will have no end.
I believe
In the Holy Spirit, He is God and proceeds from the Father and from the Son,
He is the comforter, according to the words of the Son,
He dwells in the hearts of those who believe in the Son,
In the Church as the mystery that was to be revealed, in the resurrection of the dead,
In the eternal life with Christ for those who believed in Him and
In the eternal life apart from Christ for those who did not believe in Him.
Rodrigo Serrão

Wednesday, September 21, 2005

O início da jornada

Mateus 1.1-4.11; Marcos 1.1-13; Lucas 1.1-3.38; João 1.1-34

Todos os que nascem do Espírito, de certa forma, influenciado pelo Espírito iniciam sua jornada espiritual.
Jesus também teve o Seu "início". No final do capítulo 1 de Lucas, o amado médico nos diz: "Ora, o menino crescia, e se robustecia em espírito; e habitava nos desertos até o dia da sua manifestação a Israel." Outra passagem diz: "E aconteceu que, passados três dias, o acharam no templo, sentado no meio dos doutores, ouvindo-os, e interrogando-os." Esta última passagem diz que isto aconteceu "Quando Jesus completou doze anos", e o capítulo dois termina dizendo, "E crescia Jesus em sabedoria, em estatura e em graça diante de Deus e dos homens"

As passagens acima não nos oferece muitos detalhes da formação espiritual de Jesus. Nos mostra apenas que entre o Seu nascimento e o Seu batismo houve uma vida sólida e disciplinada espiritualmente, que percebemos depois refletir em todo o Seu ministério.

Jesus não cresceu espiritualmente via "download" de algum software de "vida espiritual abundante", mas pelo contrário, Ele viveu em disciplina espiritual, desde Sua mais tenra infância.

O nosso problema é que muitas vezes confundimos trabalho de igreja com formação espiritual. Uma coisa é totalmente diferente da outra. Um bom exemplo disto é a passagem sobre Marta e Maria, onde Maria escolheu a boa parte que não seria tirada dela.

Infelizmente o mundo de hoje (sociedade pós-moderna) suga toda a nossa vida. Primeiro, o dia de 24h, parece que tem apenas 16h. Segundo, se não bastasse esta sensação de encurtamento (alguns dizem que de fato o dia hj só tem 16h), existe uma inifinidade de coisas para se fazer "extra", ou seja, além do que já se faz como "responsabilidade diária". Falo com isto de trabalho secular, responsabilidades com os filhos, cônjuges, etc. Tudo isto é um prato cheio para desculpas, do tipo "eu não tenho tempo para orar", ou "quando menos percebi, já estava na hora de ir dormir", entre tantas outras.

O processo de formação espiritual de Jesus foi tão forte e disciplinador durante Sua infância e adolescência, que mesmo após Ele ter iniciado Seu ministério, Ele procurava um tempo (Ele acordava antes do que todos para ter tempo a sós com o Pai) para buscar à Deus em oração.

Não é fácil, e nunca vai ser, porém, Jesus é o nosso exemplo e devemos aprender com Ele.

Outras circunstâncias influenciaram Jesus em Sua formação espiritual, abordarei isto em outro post.

Que Deus abençoe à todos,

Rodrigo Serrão

Friday, September 16, 2005

Sobre a graça

Não tenho a pretensão de esgotar o assunto ou dar a melhor explicação sobre a graça, porém, quero dizer que:
A graça é definida como favor imerecido. Por isso ninguém pode ser salvo da condenação por conta própria, ou por merecimento, mas tem que crer em Jesus e receber Sua graça, ou seja, receber a salvação como um dom ou presente. Porém, a graça como este favor imerecido, não para de atuar em nossas vidas só porque fomos salvos. Muito mais agora vamos precisar da graça para que o Senhor nos chame de filhos Seus. O favor de Deus estará sempre atuando em nossas vidas, para que não sejamos consumidos. Sabemos que se não fosse a renovação a cada manhã da misericórdia de Deus, nós já estaríamos mortos. No processo da salvação, a pessoa basicamente não sabe que está sendo alvo da graça, porém, depois da salvação, ela tem que saber que sem esta, não se sobrevive. A grande sacada de graça está na pergunta que Paulo faz a ele mesmo na carta aos Romanos: Vamos continuar pecando, para que a graça aumente em nossas vidas? A resposta dele é NÃO.
Eu particularmente creio que pecamos porque somos pecadores e não que somos pecadores quando pecamos. Sendo assim, a graça está 24h ao nosso favor. Isto não nos tira a responsabilidade de andar em retidão moral diante dos homens e de Deus. Porém, o pecado nasce no coração e não na prática em si. É porém no recondito do coração que Deus nos enxerga, e fazendo isto, ele enxerga quem somos. Por enxergar quem somos(e nós sabemos quem realmente somos) é que Ele nos banha com sua graça constatemente, mesmo quando "aparentemente" não precisamos dela. Pensamos não precisar, porque nos movemos pela aparência, mas na visão de Deus não há diferença, pois Ele sabe quem de fato somos. É isso o que creio e vivo.
Que Deus nos abençoe!

Rodrigo Serrão

Book response - The leader's Journey

Book Response 09/09/05

The Leader’s Journey

1. The essence of the book
Theme: The Journey is long, so you better learn how to allow transformation of being a part of life.
Purpose: This book has the purpose according to the authors, to offer a practical pathway to transforming the lives of pastors and congregational leaders across the country.
Goal: Through practical principals, lead people to personal transformation.

2. The main thoughts
The author leads the readers to a deep travel into his heart. It is very true that we are reluctant to accept change. Maybe because it is part of our nature as we blame others for our failures. But when we overcome our fear of change we can look at the situation and see that changing our behavior may cause those around us to change little by little. This is the main point on page 8.
Chapter 2 starts and the emphasis is still on spiritual discipline. The best example of this is, and will always be Jesus of Nazareth. Jesus’ mission was achieved in most part due to His connection with the Father. A good example of that is the temptation of Jesus in the wilderness. The author says that spiritual disciplines are the “antidote” to combat the opposition of evil forces.
The main point of chapter 2 is informing us of how the external pressure that a leadership position demands will try to take us from doing the right thing. Also, how we as leaders need to be focused on the will of God despite any opposition that might appear. To illustrate this, the author uses Jesus’ example of leadership, that in spite of others opinion He could stand firm in doing the will of God.
Chapter 3 basically starts a new topic in the book. How the leaders lead, live, and react to the “living systems” that they are leading. Also included, is the issue beginning in our families, we all live in systems that are connected, people connected, emotionally connected. The authors teaching for this chapter is that we, as leaders, are responsible for keeping the balance in emotional matters. Otherwise, the community will be in anxiety. In this case, the anxiety that will arise will be the chronic one, which is a reflection of the lack of emotional balance and is transmitted from “person to person, institution to institution and generation to generation.” (Page 36)
On page 46 the author says: “When the leader stumbles in life or becomes anxious, the anxiety spreads quickly to those who are dependent upon him or her”.
Basically chapter 4 teaches several leadership insights that are very useful in different ways if applied. For instance, learning how emotional triangles operate, how to see them, and how to manage ourselves wisely in them. We can learn to recognize the evidence that anxiety is rising in the system. Learn to observe the symptoms of an anxious system and to understand the forces that keep them in place.
According to the author this learning applied in the system can make it function better. The understanding and the ability to put into practice transforms leadership more effective in the community.
Chapter five closes this very psychological section with some tips of how we can become calm leaders. The authors emphasize in this chapter that we as leaders must develop our own and unique list for calming ourselves.
Here, the first step is having self knowledge and the willingness to learn to see the anxiety, and work towards the achievement of calmness. On page 70, the author quotes the words of Richardson that says: “[to achieve calmness] requires us to understand better where, with whom, and in what circumstances, and in what ways we become anxious. Developing greater clarity about our own symptoms of anxiety and how we live them out within the system is critical to being more objective about the larger situation.”
Then, we arrive in part 3 of the book. This section works as a “where it all begin” type of thing. Family is just the foundation of society. If this important element is out of balance, all other areas of our relationships will be affected as well.
Family plays a fundamental role in any leader’s life. It explains how anxiety arises within it, and may shed light on some leadership problems.
According to the book, many problems and difficulties that families experience are the result of chronic anxiety in the family system (pg 110). Learning how to understand and respond thoughtfully to chronic anxiety can turn the situation into a process of self changing and transformation.
Many leaders fail when they turn to cultivate relationships and connectivity with their families. Because they are surrounded by people doesn’t mean they are exercising relationship with them. Many ministers become so overwhelmed with projects that someone’s personal need can feel like an annoying interruption.
We can never forget that God has placed relationships at the center of the spiritual universe.
Last part of this book, chapters 8 and 9 is a larger picture of the first and second chapters. In the last part the authors will emphasize the importance of the development of spiritual discipline in the process of transformation.
Again transformation is the key word, and it will only be achieved through the Holy Spirit, in a process from inside out. On page 130, the author quotes Douglas Rumford in what I see as the “climax” of the book, that says: “Our search for something more out of life usually begins with externals…We’ve confused activity with effectiveness, holding certain positions or titles with personal prestige, accumulating money with security, and sexual encounter with genuine intimacy. We’ve been so caught up in these pursuits that we haven’t really considered what goals we are chasing – and what will happen when we actually catch them”.
The very last chapter is about the means to better achieve the goals of spiritual transformation. It is not about what kind of spiritual disciplines we should apply, but instead, it will focus on the importance of the community in the process of learning.
Pastor Jim Herrington, explains through his own leadership example at Harbor Church, how to establish a learning community center. The purpose of this community center is to make the participants aware of the living system concepts. In this process of learning, new leaders are naturally born through this mastery.
New communities are formed with better trained leaders. Communities filled with grace and truth that embraces the information, practice, and reflection cycle.

3. Key emphasis
Anxiety has spread through all over the places. Today everybody is anxious. Unfortunately, this is true for our modern society as well as for our churches. People in the church are extremely anxious about life and things of this life. However, the words of Jesus are to act otherwise. The Christian community seems to not understand or even trust very much in Jesus’ words.
Pastors and general leaders are not apart of this sad, but true anxiety. Many of them are already burned out and stressed out, and cannot respond to their duties as before. The burden over their shoulders seems bigger because as leaders they are a “model of dependence on God”. For this reason, they should not show their anxiety to others, keeping all their emotions to themselves, what is really damaging to the soul. Leaders are people also, that exert influence. In doing so, they cannot pass to others their anxieties.
But the question that arises from this is, how can a person – even leaders – be exempt from being anxious? Perhaps this is a question without answer, but if a person cannot be exempt, at least they can be transformed and with this transformation reduce the levels of anxiety, through techniques that might help to identify the problem and work on it in order to have a better quality of life.
How to understand anxiety and work through it is certainly the emphasis of the book. Of course the author clarifies that not all kinds of anxiety is bad, but only when it gets chronic.
In order to reduce the levels of anxiety, the author suggests some practical steps. But before any steps can be taken to reduce the pace, the leader should learn how to monitor his feelings. This is very important in the process of slowing down the pace.

4. Contribution of the book and big points scored
In my particular opinion, one of the scored points is the passage in chapter 2 that talks about Jesus and all the situations around him, including his family, friends, the crowd and also his enemies. The word “despite” is frequently used because this kind of circumstance can remove the focus from a person and in some ways these situations can be a blockage for what God has committed His people to do. Therefore, “despite” his family, his friends, the crowd and even his enemies – and the author states very clear that Jesus had not ceased to love them – He could not compromise His heavenly task and in moments of pressure and choice, He always did what was right, the will of God.
Part 3 of the book points its focus to family relationships and issues. The authors scored big points in doing so, whereas, many leadership books ignore this part.
The richness of details about the living system is another scored point, especially when it comes to the congregation. We are emotionally wired together with our brothers and sisters in the family of God. Our behavior and choices affect each other in ways of which we are often unaware.

5. Value
It is extremely necessary and important that the leader observe and learn about himself and his reaction under pressure. Only in this way, he can be prepared to control his emotions knowing that he is directly involved in the building of the community emotional reactions.
That is the great value of this book, giving directions for a self discover of the being, and through this allow the leader for personal transformation.
The answer found by the authors for pastor’s lack of spirituality and abundant life is in the challenge of transformation. A deep transformation that involves three aspects of a life lived as a disciple of Christ. First of all, is to understand that something needs to change inside, coming from the heart. And this change leads toward a growing obedience to Christ. Secondly, as a community, the people will need to be graceful and truthful with one another, in order of having confidence among parties, community and leaders. And thirdly, never underestimate spiritual disciplines, on the contrary, have it as a very important daily moment with Christ. Making Jesus a “dynamic, ongoing presence every moment we live” (page 12).

6. Criticism
Personal transformation is the main focus of the book. Starting with an honest look at the inside of the heart and an overview of all that is around us, using the life and teachings of Jesus as our standard and model we can effectively reach this goal.
On page 5, the author says that the pastoral community is in trouble because they are “falling” to the same mistakes of the community. I agree with this also because it is fact, and when I’m speaking the word fact, I mean that this is truly happening. However, even though it is a fact, we can never forget the necessity of Pastor’s accountability or a Pastor to pastorate other pastors in order to have a better leader in the community.
A Pastor is not a super human; he is a person equal to any other person of the congregation, with only one difference he has to support a burden over his shoulders bigger than any other person at the congregation.
My position is supported by the authors when on page 10 they say that ministers are vulnerable people who experience pain and struggle. Even though they have problems as any other person, unfortunately they suffer in silence, for fear of being perceived as weak or not qualified for their calling.
One thing that caught my attention was that this book had several technical terminologies especially in psychology area. Such as a thinking system, watch process, emotional reactivity, emotional triangle, anxious system, etc.

7. Questions
One question that I would ask is:
From the cover page, to the end of this book, the word system appears. And always the system is kind of dominating life. My question, though, is: Is there how to change the system? Will we have always to change ourselves in order to overcome the system?
A question to the authors would be:
How their presuppositions influenced them in the composition of the book?
Why did they have the idea to write a book with this type of content? Who invited who to participate in this work?

8. Response and Reflection
I want finish this response, reflecting about the importance of this book. Every year hundreds of books are written about leadership. Most part of these books, only emphasize the duties of the leader and how to become more and more effective. These books simply points towards results and use outlines and “steps” as the ways to achieve success in ministry.
What is amazing about the book The Leader’s Journey is that personal transformation is the main goal of it. The authors realized that will not have effectiveness in ministry, if the human being, who is behind the actions, does not be transformed. The transformation suggested by the authors will come through two different perspectives. First of all, through the life and example of Jesus Christ, Lord and Savior. There is no how to think about personal transformation if you are not longing to practice spiritual disciplines in a daily bases. Intimacy with Christ will allow us to respond differently to the diverse situations that we face every day. Disciplines develop the reflexes in our souls. All the human efforts are not enough to win the battle against the flesh. The sinful reaction in our human nature will be devastated, unless we have the power of the Holy Spirit of God. Only He can enable us to react differently of what we are used to. After making spiritual discipline as a habit, we no longer have to react as we once did. The Spirit that dwells in us will empower us to overcome the sinful nature.
Secondly, we need to understand, live and minister to the living system that is around us. It is extremely important to understand why people react the way they react. Most important question would maybe why we react the way we react? Identify the problem in us, and them looking for a personal changing, will bring changes to the community as well.
The idea of the book is simple, knowing me better, allows me to minister better. Ministering better, I will have healthier people at the congregation. Healthier people at the congregation, transforms in better citizens in the cities and then in the world. And citizens that were being transformed by the gospels will valuate personal relationships in a better way. In following this “chain”, we will fulfill the commandment of God that is to treat our brothers as we would like to be treated.
It will be right at this point where families come in. The section about family is extremely important for the development of the thoughts of the book. In the process of self discovering, many will see within the family, the cause for anxiety and stress. Once again, identifying those “elements” in a small community that is called family, allows the person to move toward a larger community, and so on.

This book was extremely meaningful to my life and I would extremely recommend for all leaders and Pastors in general.
Rodrigo Serrão

Tuesday, September 06, 2005

O que Deus requer de nós?

Existem passagens na Bíblia, que a semelhança de uma pérola rara no interior de uma ostra, quando é encontrada, traz muita alegria a quem encontrou. Claro que a passagem sempre esteve lá, mas para mim, é como se ela houvesse sido postada nas Escrituras como resposta a minha oração.

A passagem se encontra em Miquéias 6.6-8, que diz:

Com que me apresentarei diante do Senhor, e me prostrarei perante o Deus excelso? Apresentar-me-ei diante dEle com holocausto, com bezerros de um ano? Agradar-se-á o Senhor de milhares de carneiros, ou de miríades de ribeiros de azeite? Darei o meu primogênito pela minha transgressão, o fruto das minhas entranhas pelo pecado da minha alma? Ele te declarou, ó homem, o que é bom; e que é o que o Senhor requer de ti, senão que pratiques a justiça, e ames a benevolência, e andes humildemente com o teu Deus?

O que eu mais amo desta passagem, é que ela se encontra no AT. No Testamento onde Deus trata de acordo com o comportamento de cada um, e com isto quero dizer sobre as bençãos e maldições preditas por Deus no livro de Deuterônomio.
Porém, o que muitos não sabem é que a graça de Deus permeia todo o AT. A graça de Deus não é novidade apenas do NT, mas faz parte da natureza de Deus e no processo da revelação de Deus, a graça vem desde os primórdios da Criação.

O contexto deste texto mostra Deus desapontado com Israel. Versículo 3 diz: "Meu povo, o que fiz contra você? Fui muito exigente? Responda-me."(NVI) Como um pai, Deus chama Israel para uma conversa franca e direta e mostra que a degradação espiritual e moral de Israel não foi por conta de dEle e sim dos próprios Israelitas (natureza caída). Deus passa a mostrar que já havia feito grandes coisas no meio de Israel, grandes livramentos, atos de justiça, atos de amor e que mesmo diante do grande pecado de Israel, o que Deus queria era que eles ao invés de agir impulsionados pela lei, agissem impulsionados pelo amor que eles deveriam ter por Deus.

As perguntas que Miquéias faz ao povo apenas confirma isto. O que ele está querendo dizer é que não seria os milhares de carneiros sacrificados, não seria o oferecimento do bem mais precioso de alguém (o autor neste caso chega até a exagerar falando sobre oferecer o próprio filho mais velho, que é o primogênito), que Deus queria como a paga do pecado deles. Mesmo na época da Lei, Deus já mostra que não é o cumprimento dela que iria trazer alegria ao coração dEle.
O que era bom, aquilo que agradava a Deus, não estava no cumprimento de regras, mas segundo Miquéias, estava em praticar a justiça, amar a fidelidade e andar humildemente com Deus. Para cumprir estes mandamentos de amor e graça, o homem precisava verdadeiramente amar a Deus. Não seria a obediência as regras, a Lei, mas seria um coração voltado e rendido totalmente ao Deus Todo Poderoso, ao Criador e Libertador do povo de Israel.

Deus continua o mesmo, ou seja, Ele continua querendo corações, Ele continua querendo escrever Sua Lei em nossos corações, Ele continua querendo que vivamos a nossa vida com um profundo reconhecimento do Seu grande amor por nós, sendo isto a motivação número um para o nosso amor por Ele.

Não há mais barganhas, não há trocas, e pelo visto, de acordo com Miquéias, nunca houve. O homem é que não ama a Deus o suficiente. Que isto nos ajude a saber que Deus não põe cargas em nossas costas, mas, as alivia. Que isto nos ajude a saber que o fardo de Deus é leve e o seu julgo é suave. Que isto nos ajude a saber que Deus quer o nosso amor por Ele e não as nossas obras de justiça que diante dEle é como trapo de imundície.

Deus nos mostra o que é bom e eu diria, o que é muito bom. Portanto, pratique a justiça, mas nunca a justiça própria, ame a fidelidade, ou seja, tenha seus relacionamentos com o próximo baseado na verdade e nunca na mentira ou aparência, e isto também se aplica a sua vida espiritual, fazendo isto você evitará vários problemas em sua existência e ande humildemente com o seu Deus, rejeitando a exaltalção humana, que muitas vezes transformam homens comuns e cheios de defeitos em semi-deuses.
Tão simples, mas, infelizmente para alguns, parece algo impraticável!

Que Deus nos abençoe

Rodrigo Serrão

Thursday, September 01, 2005

O dia de hoje

Well, o dia foi bom no seu sentido mais amplo. Claro que existem coisas que querem me tirar a paz, por exemplo, os exames, provas, trabalhos escolares e leituras que tem aos montes. Mas como Jesus disse, basta cada dia o seu próprio mal.

Se for olhar para o hoje, sem projetá-lo para um futuro mais próximo, eu diria que está tudo maravilhosamente bem, claro que neste maravilhosamente, eu dou um desconto na questão da saudade de casa, família e namorada.

Mudei para a casa nova e estou me adaptando muito bem a vida aqui em Waco. Hoje eu reuni com o meu covenant group, tive aula, um quizz, estudei, outra aula, mais estudos, tudo como manda o bom figurino do estudante. Tenho sono e fome, hehehehehe!!! Isso tambem faz parte da vida acadêmica.

Bom, agora vou continuar minhas leituras, pois são elas que me possibilitam estar com a consciência limpa de que estou cumprindo meu dever estudantil e me dá a paz que eu quero para permanecer hoje sem a preocupação da tarefa de amanhã.

Bye

Rodrigo Serrão

Leader's Journey

Comecei a ler um livro chamado "The leader's Journey", segue abaixo algumas observações feitas sobre o capítulo 1.

On page 5, the author says something like the pastoral community is in trouble, because they are “falling” in the same mistakes of the community. I agree with this because it is fact, and when I speak the word fact, what I mean is that this is truly happening. Even though it is a fact, we can never forget the necessity of Pastor’s accountability or a Pastor to pastorate other pastors in order to have a better leader in the community.
A Pastor is not a super human; he is a person equal to any other person of the congregation, with only one difference he has to support a burden over his shoulders bigger than any other person at the congregation.

The author leads the readers to a deep travel in to his heart. It is very true that we are reluctant to changes and turnings. Maybe because is part of our nature as it is blame others for our failures. But when we overcome our fear of changing we can look to the situation and see that changing our behavior may little by little change what surrounds us. This is the main point on page 8.

The answer found by the authors for pastor’s lack of spirituality and abundant life is in the challenge of transformation. A deep transformation that involves three aspects of a life lived as a disciple of Christ. First of all, is to understand that something needs to change inside, coming from the heart. And this change leads toward a growing obedience to Christ. Secondly, as a community, the people will need to be graceful and truthful with one another, in order of having confidence among parties, community and leaders. And thirdly, never underestimate spiritual disciplines, on the contrary, have it as a very important daily moment with Christ. Making Jesus a “dynamic, ongoing presence every moment we live” (page 12).

Rodrigo Serrão