Google
 

Wednesday, September 21, 2005

O início da jornada

Mateus 1.1-4.11; Marcos 1.1-13; Lucas 1.1-3.38; João 1.1-34

Todos os que nascem do Espírito, de certa forma, influenciado pelo Espírito iniciam sua jornada espiritual.
Jesus também teve o Seu "início". No final do capítulo 1 de Lucas, o amado médico nos diz: "Ora, o menino crescia, e se robustecia em espírito; e habitava nos desertos até o dia da sua manifestação a Israel." Outra passagem diz: "E aconteceu que, passados três dias, o acharam no templo, sentado no meio dos doutores, ouvindo-os, e interrogando-os." Esta última passagem diz que isto aconteceu "Quando Jesus completou doze anos", e o capítulo dois termina dizendo, "E crescia Jesus em sabedoria, em estatura e em graça diante de Deus e dos homens"

As passagens acima não nos oferece muitos detalhes da formação espiritual de Jesus. Nos mostra apenas que entre o Seu nascimento e o Seu batismo houve uma vida sólida e disciplinada espiritualmente, que percebemos depois refletir em todo o Seu ministério.

Jesus não cresceu espiritualmente via "download" de algum software de "vida espiritual abundante", mas pelo contrário, Ele viveu em disciplina espiritual, desde Sua mais tenra infância.

O nosso problema é que muitas vezes confundimos trabalho de igreja com formação espiritual. Uma coisa é totalmente diferente da outra. Um bom exemplo disto é a passagem sobre Marta e Maria, onde Maria escolheu a boa parte que não seria tirada dela.

Infelizmente o mundo de hoje (sociedade pós-moderna) suga toda a nossa vida. Primeiro, o dia de 24h, parece que tem apenas 16h. Segundo, se não bastasse esta sensação de encurtamento (alguns dizem que de fato o dia hj só tem 16h), existe uma inifinidade de coisas para se fazer "extra", ou seja, além do que já se faz como "responsabilidade diária". Falo com isto de trabalho secular, responsabilidades com os filhos, cônjuges, etc. Tudo isto é um prato cheio para desculpas, do tipo "eu não tenho tempo para orar", ou "quando menos percebi, já estava na hora de ir dormir", entre tantas outras.

O processo de formação espiritual de Jesus foi tão forte e disciplinador durante Sua infância e adolescência, que mesmo após Ele ter iniciado Seu ministério, Ele procurava um tempo (Ele acordava antes do que todos para ter tempo a sós com o Pai) para buscar à Deus em oração.

Não é fácil, e nunca vai ser, porém, Jesus é o nosso exemplo e devemos aprender com Ele.

Outras circunstâncias influenciaram Jesus em Sua formação espiritual, abordarei isto em outro post.

Que Deus abençoe à todos,

Rodrigo Serrão

No comments: