Google
 

Saturday, January 19, 2008

Relacionamentos Saudáveis

Salmos 133.1 - Oh! quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união!

A palavra suave pode também ser traduzido como: prazeroso, deleite, alegria ou bonito.
A palavra união pode ser também traduzida como: unidade.

Podemos traduzir o Salmo da seguinte maneira:
Oh! Quão bom e quão bonito (prazeroso, deleitoso, alegre) é que os irmãos vivam em unidade!

Palavra-Chave deste Salmo
Unidade

A unidade entre os irmãos é quem vai determinar se o tipo de relação será boa e prazerosa.

Sem unidade, o Salmo é lido da seguinte forma.

Oh! Quão ruim e quão feio (penoso, triste) é que os irmãos vivam em desunidade!

Conclusão:
Unidade entre os irmãos = coisas boas, alegres, prazerosas e bonitas.
Desunidade entre os irmãos = coisas ruins, tristes, sem prazer e feias.

Em Atos:
A unidade entre os irmãos se expressava em compartilhar tudo o que tinham.

“Da multidão dos que criam, era um só o coração e uma só a alma, e ninguém dizia que coisa alguma das que possuía era sua própria, mas todas as coisas lhes eram comuns. Com grande poder os apóstolos davam testemunho da ressurreição do Senhor Jesus, e em todos eles havia abundante graça. Pois não havia entre eles necessitado algum; porque todos os que possuíam terras ou casas, vendendo-as, traziam o preço do que vendiam e o depositavam aos pés dos apóstolos. E se repartia a qualquer um que tivesse necessidade.” (Atos 4:32-35)

Havia unidade na Igreja Primitiva?
Todos eram um só coração e uma só alma.

A palavra grega para coração é kardia – que neste caso se refere ao nosso ser interior (desejos e vontades).
A palavra para alma é psyche – aqui também temos o ser interior, contudo, com ênfase na mente e nas faculdades psicológicas.

Portanto as vidas daqueles primeiros crentes em Jesus estavam conectadas em uma unidade de desejos e de pensamentos.

Quais os resultados que esta unidade produzia?
Os apóstolos pregavam com grande poder
Havia abundante graça
Não havia necessitados entre eles por consequência direta de seu cuidado mútuo.

Unidade nas cartas de Paulo

“sede unânimes entre vós; não ambicioneis coisas altivas mas acomodai-vos as humildes; não sejais sábios aos vossos olhos;” (Romanos 12:16)
Unânimes aqui pode ser traduzido como: ter a mesma mente, ter o mesmo objetivo, ou viver em harmonia.
A versão em inglês “The Message” diz: “Get along with each other; don’t be stuck-up.”

“Rogo-vos, irmãos, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que sejais concordes no falar, e que não haja dissensões entre vós; antes sejais unidos no mesmo pensamento e no mesmo parecer.” (1 Coríntios 1.10)

“Quanto ao mais, irmãos, regozijai-vos, sede perfeitos, sede consolados, sede de um mesmo parecer, vivei em paz; e o Deus de amor e de paz será convosco.” (2 Coríntios 13.11)

Rogo-vos, pois, eu, o prisioneiro no Senhor, que andeis como é digno da vocação com que fostes chamados, com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor, procurando diligentemente guardar a unidade do Espírito no vínculo da paz. (Efésios 4.1-3)

RESUMO DA NOSSA UNIDADE EM PAULO (Ef. 4:4-6):
1) Há um só corpo – Corpo de Cristo
2) Há um só Espírito – Espírito Santo
3) Há uma só esperança da vossa vocação – Vida Eterna
4) Há um só Senhor – O Deus Triuno
5) Há uma só fé – A fé Cristã
6) Há um só batismo – O batismo de conversão realizado no coração dos que crêem
7) Há um só Deus e Pai de todos
o qual é
· sobre todos, e
· por todos e
· em todos.

Conselhos práticos para manter a unidade na igreja

Não julgue o próximo
“Não julgueis, para que não sejais julgados. Porque com o juízo com que julgais, sereis julgados; e com a medida com que medis vos medirão a vós.” (Mateus 7:1-2)

Não promova contendas entre os irmãos
“Há seis coisas que o Senhor detesta; sim, há sete que ele abomina: olhos altivos, língua mentirosa, e mãos que derramam sangue inocente; coração que maquina projetos iníquos, pés que se apressam a correr para o mal; testemunha falsa que profere mentiras, e o que semeia contendas entre irmãos.” (Provérbios 6:16-19)

“O princípio da contenda é como o soltar de águas represadas; deixa por isso a porfia, antes que haja rixas.” (Provérbios 17:14)

"Uma pessoa que sabe evitar brigas pode considerar-se digna de todo o respeito. Só os tolos se metem em discussões. (Provérbios 20:3)


Domine a sua língua
“Aquele que sabe guardar a sua boca e controlar o que diz, protege a sua alma de muitos aborrecimentos.” (Prov. 21:23)

“Se alguém ama a vida e pretende ter muitos anos para ser feliz, então que tenha cuidado com a língua, e que se guarde da mentira e se afaste do mal…” (1 Pedro 3:10)

Fale sempre a verdade uns com os outros
“Deixem a mentira e falem verdade uns com os outros, porque somos membros de um só corpo.” (Efésios 4:25)

“seguindo a verdade em amor, que possamos crescer, em todos os aspectos da nossa vida, segundo Cristo, que é a cabeça da igreja.” (Efésios 4:15)

Promova o bem a todos e principalmente aos irmãos da fé
“Meus irmãos, se alguém vier a cometer pecado, aqueles de entre vocês que possuem uma mente espiritual procurem encaminhá-lo com bondade; e sem qualquer sentimento de superioridade, pois cada um de nós está sujeito a ser tentado. Partilhem uns com os outros o peso das vossas dificuldades, e assim cumprirão o mandamento de Cristo.” (Galátas 6.1-2)


“Não nos cansemos então de fazer o bem, porque a seu tempo viremos a recolher muitas bênçãos, se formos perseverantes. E assim, sempre que tenhamos oportunidade, pratiquemos o bem para com todos, mas primeiramente para com os que têm a mesma fé que nós.” (Galátas 6:9-10)

Ame o próximo e promova unidade
Mando-vos que se amem uns aos outros como eu vos amei. E é esta a medida: o maior amor é mostrado quando alguém dá a vida pelos seus amigos. E vocês serão meus amigos se fizerem o que vos mando. (João 15:12-13)

É pois isto o que vos mando, que se amem uns aos outros. (João 15:17)

Que o amor que mostrarem pelos outros seja autêntico. Tenham horror ao mal. Tomem sempre posição do lado do bem. Amem-se uns aos outros com uma afeição verdadeira. Ponham os outros sempre em primeiro lugar. Não sejam nunca preguiçosos no vosso trabalho; sirvam o Senhor com todo o fervor. (Romanos 12:9-11)

O amor não faz mal ao próximo. De modo que o amor é o cumprimento da lei. (Romanos 13:10)

Revestí-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de coração compassivo, de benignidade, humildade, mansidão, longanimidade, suportando-vos e perdoando-vos uns aos outros, se alguém tiver queixa contra outro; assim como o Senhor vos perdoou, assim fazei vós também. E, sobre tudo isto, revestí-vos do amor, que é o vínculo da perfeição. (Colossenses 3:12-14)

Rodrigo Serrão
(Pequeno estudo sobre unidade na igreja apresentado na EBD do dia 20/01/2008, na Great Hills Baptist Church em Austin, Texas).

No comments: