Google
 

Thursday, January 18, 2007

O frio e o coração gelado

Aqui no Texas está tudo congelado. Ontem, eu não consegui nem abri a porta do carro devido ao gelo que se acumulou na lateral, impedindo que a porta se abrisse. Além do problema com o gelo nos carros, tinha também o problema nas pistas congeladas e escorregadias. Por isso, muitas escolas e outras instituiçoes não funcionaram, para evitar que o número maior de carros nas rodovias, acabesse por provocar mais acidentes.

Além do problema que a baixa temperatura causa nas “coisas”das pessoas, tem também o problema que o frio causa nas pessoas em si. Durante essa época de muito frio, é inevitável o aumento de doenças respirátorias causado pelo ar gelado que entra em nossos pulmões. Além de gripes, resfriados, pneumonias, etc.

Bom, seria até desnecessário falar sobre como é o comportamento das pessoas no frio. Elas não tem muita paciência de ficar do lado de fora por muito tempo. O frio deixa as pontas dos dedos e do nariz congelados. O corpo não obedece bem ao nosso comando e fica tremendo sem parar. O rosto queima com a brisa congelante que sopra sem piedade sobre todos que estão ao ar livre.

Jesus falou sobre corações gelados. Ele falou que nos últimos dias o coração de muitos se esfriariam a tal ponto que o amor entre pessoas na terra seria comprometido.

Hoje mais que nunca eu entendo o porque de Jesus usar o frio como analogia para a falta de amor entre os humanos. No frio, a pessoa só tem algo em mente: como fazer para se aquecer. Por isso que não se pensa muito no próximo quando se estar congelando aos pouquinhos. E quando se pensa, é para tirar proveito do seu calor.

A vida funciona bem melhor quando estamos aquecidos. Quando estamos em ambientes calorosos. Até aqueles que gostam de um friozinho sabem que tudo tem um limite, e quando a temperatura cai demais (abaixo de zero), tudo que acontece como consequência a isto, é atrapalho e caos.

Bom, que o frio do Texas neste inverno nos ensine que, tanto a queda da temperatura lá fora, como a queda da temperatura dentro dos corações, podem trazer resultados desastrosos para o corpo e para a alma.

Rodrigo Serrão

Inverno 2007 – Waco, TX

No comments: