Google
 

Wednesday, August 31, 2005

Hurricane Katrina vs Habacuque 3.17-19

Ao escrever sobre a fé de Habacuque e sua declaração de que a sua alegria e força vinham do Senhor, eu me lembrei do desastre em New Orleans.

Muitas pessoas que perderam TUDO estão vindo para o TEXAS para serem cuidadas pelas autoridades governamentais e religiosas. Muitas estão indo para o Astrodome em Houston e outras tantas para uma Igreja Batista dentro da Baylor University, em Waco . A turma do New Orleans Baptist Seminary virão para o Truett Seminary, que é o seminário que eu estudo, para continuarem seus estudos.

Minha oração e a de todos que lerem isto, seja para que Deus os conforte e que coloque em seus corações o mais profundo entendimento do que Habacuque fala nos três últimos versículos do seu livro.

Ainda que a figueira não floresça,nem haja fruto nas vides;ainda que falhe o produto da oliveira,e os campos não produzam mantimento;ainda que o rebanho seja exterminado da malhada e nos currais não haja gado,todavia eu me alegrarei no Senhor,exultarei no Deus da minha salvação.O Senhor Deus é minha força,Ele fará os meus pés como os da corça,e me fará andar sobre os meus lugares altos

Que os cristãos de New Orleans possam verdadeiramente viver estas palavras e mesmo diante de toda a adversidade e perda que estão vivendo, ainda possam se alegrar no Deus de sua salvação.

Que Deus derrame de Sua misericórdia sobre eles,

Rodrigo Serrão

O Deus da provisão

Voltei ao Brasil, depois de um ano e meio vivendo aqui nos EUA com a sensação de vitória pessoal, devido a minha graduação. Claro que esta vitória está totalmente ligada ao fato do plano de Deus em minha vida.

Curti as férias, família e namorada por um tempo determinado, e como que em um piscar de olhos, tive que voltar aos EUA. Uma mudança razoável em meu estilo de vida estava por vir. Um outro nivel de estudos (Master's in Divinity), um outro nível cultural (Baylor é considerada uma universidade de ricos e "brancos"), uma nova cidade (Waco,TX), e como tudo estava para ser mudando, uma nova igreja (Great Hills Baptist Church) também fazia parte do plano de Deus para este novo tempo de minha existência na América. Tudo isto de uma forma ou de outra amedronta um pouco. Porque? Simplesmente porque o ser humano tem medo do novo, do desconhecido.

Porém, uma coisa permaneceu exatamente como antes, a provisão de Deus com relação a TUDO em minha vida. Viver pela fé exige paciência, dependência e confiança total em Deus. Não é fácil, mas é recompensador e necessário, especialmente para aqueles que são chamados ao ministério.

Viver pela fé em terra estrangeira é simplesmente DESAFIADOR. Mas ver a mão de Deus trabalhando e movendo corações é MARAVILHOSO.

Quando o apóstolo Paulo diz em Romanos que o justo viverá pela fé, ele está citando o profeta Habacuque cap 2 vs 4. E quando Habacuque está falando isto, ele está tendo uma revelação divina, diante da iminente captura de Israel pelos Babilônios, para que ele não tivesse medo, apenas confiasse. Viver pela fé é isto. É não ter medo, mesmo que o maior império da terra venha em nossa direção para nos levar preso, destruir nossa casa e nosso templo, porém, a nossa reação ser a de que Deus tem o controle sobre todas as coisas.
Foi pela confiança, ou seja, fé em Deus e em Seus propósitos, que Habacuque pode no final do seu livro declarar um salmo de louvor e dependência em Deus.
"Ainda que a figueira não floresça,nem haja fruto nas vides;ainda que falhe o produto da oliveira,e os campos não produzam mantimento;ainda que o rebanho seja exterminado da malhada e nos currais não haja gado,todavia eu me alegrarei no Senhor,exultarei no Deus da minha salvação.O Senhor Deus é minha força,ele fará os meus pés como os da corça,e me fará andar sobre os meus lugares altos".

A vida do discípulo de Cristo tem que está preparado para isto. Para se alegrar no Senhor em meio as lutas e adversidades da vida.

Porém, para isto acontecer, uma vida disciplinada tem que aflorar. O compromisso com a espiritualidade tem que ser verdadeiro. Oração e leitura bíblica, tem que ser diário, pois caso contrário, a confiança, que é a fé em seu sentido mais básico, não fará parte da vida.

Agradeço a Deus pelos Seus planos em minha vida, pela provisão que Ele tem feito e pelos ensinamentos que pela experiência de vida eu tenho vivido. Sei que ainda falta muito para eu declarar a minha alegria no Senhor da forma que Habacuque fez, mas porém, pela fé que Deus já me deu assim o faço. Que Deus me abençoe!

Rodrigo Serrão

O Retorno

Bom, depois de alguns meses sem postar absolutamente nada, eu estou de volta! Se antes eu postava sem os acentos "til" e "circunflexo", agora postarei sem o "grave", "agudo", "cedilha" e os dois que antes já não postava. :(

Que pena, mas o motivo é que não sei como por estes acentos no laptop. Mas como sei que pouquíssimas pessoas lêem o que eu escrevo, então, não terei muito problema.

Vou procurar postar mais regularmente. Vou fazer deste blog o meu "spiritual daily journal", que também vai servir como parte do meu assignment para o chamado "covenant group" aqui em meu seminário.

Coisa boa é estudar em seminário que se preocupa com sua vida espiritual.

Bom é isso, espero que vc goste do que eu vou escrever, e se de alguma maneira o que estiver escrito tocar seu coração, não exite em fazer um comentário.

Deus abençoe a todos,

Rodrigo Serrão